Bossoroca comemora aniversário de instalação nesta segunda-feira

Divulgação

O município de Bossoroca comemora nesta segunda-feira, 4 de março, o aniversário de 57 anos de instalação. A data marca a efetiva posse do interventor João Cândido Dutra, em 1967, quase dois anos depois da emancipação, em 12 de outubro de 1965.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

As duas datas comemorativas, primeiro com a emancipação e depois com a instalação, ocorrem porque em 1965, após ter sido publicada no Diário Oficial do Estado a Lei que criava o município, um grupo que não desejava que isso ocorresse impetrou um mandado de segurança, que só viria a ser julgado um ano e meio depois.

Vale ressaltar que o desejo da emancipação do então 3º Distrito de São Luiz Gonzaga foi apontado em um plebiscito, pela maioria dos votos, pela população bossoroquense. A comissão pró-emancipação, na época, era integrada por Avelino do Amaral Cardinal, Leoveral de Souza Oliveira, João Cândido Dutra e Marcos Fabrício da Silva.

É por esse motivo que Bossoroca comemora duas datas, primeiro a emancipação, em 12 de outubro de 1965, e depois com a efetiva instalação, em 4 de março de 1967.

Nesta segunda-feira é feriado no município. O atendimento nos órgãos públicos retorna na terça-feira, 5.

Fonte: Rádio São Luiz