Rio Grande do Sul tem situação de emergência decretada por conta da dengue

O Estado do Rio Grande do Sul decretou nesta terça-feira, 12 de março, situação de emergência em saúde pública diante do aumento de casos e óbitos de dengue. A medida deve ser publicada nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial do Estado e ocorre após o RS alcançar o número de 20 mortes pela doença em 2024. Dados do Painel de Casos da Dengue do RS, mostram ainda que já foram confirmado 17.726 casos de dengue no Estado.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O decreto de situação de emergência permite ao governo estadual agilizar a transferência de recursos para as ações de prevenção e combate da doença pelos municípios. Atualmente, a dengue já atinge 466 cidades gaúchas (94%) com um total de 38.379 notificações. O decreto também agiliza a compra de medicamentos e insumos.

Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde já havia anunciado a criação de uma plataforma para o manejo clínico de casos, permitindo a identificação do estado de saúde e do tratamento para cada paciente com base em características, sinais e sintomas apresentados.

Na região Noroeste, Santa Rosa já registra 1.726 casos. Em entrevista à Rádio São Luiz na última semana, o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rodrigo Reis, manifestou a preocupação com o avanço da dengue nas Missões. Entre 1° de janeiro e 1° de março, foram 474 casos confirmados da doença na região. Cerro Largo lidera a lista com mais de 280 casos e uma morte confirmada.

Fonte: Rádio São Luiz