Agueda Balbé fala a respeito de sarampo, dengue e covid-19 em São Luiz Gonzaga

Foto: Freepik

A coordenadora do Centro de Saúde de São Luiz Gonzaga, enfermeira Agueda Balbé, abordou nesta quinta-feira, 14, a preocupante situação e a investigação de algumas doenças no sistema de saúde do município, destacando o sarampo, a dengue e a covid-19.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Agueda começou relembrando que o Brasil já foi considerado livre do sarampo, mas há alguns anos casos voltaram a surgir. Devido a essa situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) exigiu uma busca ativa de pessoas com sintomas, medida que vem sendo implementada. Até o dia 24 deste mês, um trabalho minucioso será realizado para identificar casos suspeitos, cujos sintomas incluem conjuntivite, tosse seca, manchas vermelhas e febre.

Quanto à dengue, a coordenadora expressou grande preocupação devido ao aumento diário de casos. Até ontem, dia 13, 62 casos positivos haviam sido registrados, havendo ainda 20 amostras encaminhadas para o laboratório aguardando resultado, além de pessoas hospitalizadas pela doença.

Por fim, em relação à covid-19, Agueda informou que no levantamento mais recente havia 58 casos ativos, ressaltando a possibilidade de subnotificação, visto que apenas os casos confirmados são de pessoas que buscaram os testes após apresentarem sintomas. Ela também alertou para o registro de óbitos relacionados à doença.

Fonte: Rádio São Luiz