Municípios contabilizam prejuízos após o temporal de segunda-feira

Árvore caída na área urbana de Dezesseis de Novembro. Foto: Defesa Civil

O temporal do início da noite de segunda-feira, 18, causou prejuízos em vários municípios da região. Roque Gonzales, Rolador e Dezesseis de Novembro foram os mais impactados. Em São Luiz Gonzaga, ocorreram problemas em lavouras de Afonso Rodrigues, com áreas alagadas próximas a riachos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Em Roque Gonzales, o coordenador da Defesa Civil, Emir Antonio Anschau, relatou que os ventos fortes atingiram principalmente o centro e os bairros. Foram cerca de 75mm de chuva em um curto período. Duas casas foram destelhadas, árvores caíram na praça sobre o alambrado do parquinho, placas solares foram arrancadas do posto de saúde e muitos estragos nas estradas do interior.

Em Dezesseis de Novembro, também houve muitas quedas de árvores, danos nas estradas e falta de energia elétrica em algumas comunidades do interior. No Rolador, as áreas mais afetadas foram Passo Novo, Passo do Quaresma, Faxinal e Vila Frantz. Houve danos em residências, galpões e infraestruturas de redes de energia e internet. São Nicolau teve impactos no interior. Entre alguns dos problemas há telhados arrancados e pivôs de irrigação que tombaram devido à força do vento.

Cerro Largo também enfrentou problemas, com quedas de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e falta de água. Em Santo Ângelo, houve alagamentos em residências devido ao grande volume de chuva.

Além disso, o temporal revelou um problema na ERS 168, entre São Luiz Gonzaga e Roque Gonzales, com árvores caídas sobre a pista, exigindo limpeza durante a madrugada. Conforme o Corpo de Bombeiros, as equipes seguiram cortando galhos e troncos até por volta das 3h30min desta terça-feira, 19. Neste trecho, foi registrado um engavetamento na noite de ontem, 18, envolvendo um caminhão e veículos menores. Não houve feridos com gravidade.

Árvore caída na praça de Roque Gonzales. Foto: Divulgação

Calçamento em Roque Gonzales foi danificado pela chuva. Foto: Divulgação

Estradas do interior de Dezesseis de Novembro também foram impactadas. Foto: Defesa Civil

Árvores caíram sobre a ERS 168. Foto: Divulgação

Destelhamento em São Nicolau. Foto: Divulgação

Pivô tombado em São Nicolau. Foto: Divulgação

Fonte: Rádio São Luiz