Major Brum fala sobre as ações em andamento e os indicadores criminais da região

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

O Major Eduardo dos Santos Brum, Comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar, participou do programa Olho Vivo desta quarta-feira, 20, para falar sobre o andamento de algumas situações que refletem na segurança pública da população regional.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O oficial iniciou esclarecendo que permanece no comando da unidade. Em dezembro do ano passado, o estado anunciou reestruturação nas funções de comando, sendo que unidades territoriais passariam a ser comandadas por tenentes-coronéis. Um nome chegou a ser designado para São Luiz Gonzaga, mas o militar, que já tinha tempo de serviço, optou por solicitar a reserva. Sendo assim, o Major Brum, que neste ano completará 14 anos de serviços em São Luiz Gonzaga, seguirá no Comando da Unidade.

Sobre a parte operacional, Brum falou sobre a atual Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, que tem atuado tanto na fronteira como na área rural. Em dezembro e janeiro, por exemplo, cresceu uma nova modalidade de crime que consiste no furto de fios de cobre dos pivôs de irrigação. Após isso, foram intensificadas as patrulhas ostensivas, já resultando na queda desse tipo de crime. Os trabalhos em parceria com a Polícia Civil seguem com o intuito de identificar e prender esses criminosos.

Quanto aos demais indicadores, Brum citou que desde o início do ano foram registradas mais de 340 ocorrências, com 24 prisões de foragidos, 23 armas em situação irregular apreendidas e 33 prisões em flagrante por tráfico de drogas. Ele reforçou que a ação contra o tráfico é importante, pois reduz outros índices da criminalidade, como furtos e homicídios.

Por fim, o militar comentou sobre a atual situação do videomonitoramento, mencionando que 12 municípios dos 13, pois agora Garuchos ingressou na área do Batalhão, possuem os equipamentos. Recentemente, devido aos temporais que atingiram a região, algumas câmeras e cabos foram danificados, mas os municípios, que são parceiros nesse sistema, estão trabalhando para resolver. Brum concluiu homenageando as 35 mulheres que integram o efetivo do 14° BPM, cumprimentando-as pela passagem do Dia da Mulher neste mês de março.

Fonte: Rádio São Luiz