Prazo para quitação antecipada do IPVA 2024 termina nesta quinta-feira

Divulgação/Freepik

Os proprietários de veículos têm até esta quinta-feira, 28, para realizar a quitação antecipada do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024, último dia útil do mês, devido à Sexta-Feira Santa e ao feriado bancário. Quem optar pelo pagamento antecipado em março poderá garantir descontos que chegam a 20,80%.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Além do abatimento pela antecipação, de 1%, os contribuintes podem obter reduções adicionais através dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. O desconto do Bom Motorista pode chegar a 15% para quem estiver há três anos sem cometer infrações de trânsito. Já o desconto do Bom Cidadão oferece até 5% para quem possuir no mínimo 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2022 e 30 de outubro de 2023.

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do IPVA via Pix deverão gerar um novo QR Code todo mês para quitação da parcela. É imprescindível manter os pagamentos no dia para não perder os benefícios do parcelamento.

Para consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code, os proprietários devem acessar o site do IPVA RS ou utilizar o aplicativo disponível na App Store ou no Google Play. Vale ressaltar a importância de estar atento a possíveis golpes: antes de efetuar o pagamento, é fundamental verificar cuidadosamente as informações dos destinatários.

Fonte: Rádio São Luiz com informações do Governo do Estado