Exército Brasileiro abre inscrições para escola de formação de sargentos

Foto: Centro de Comunicação Social do Exército

O Exército Brasileiro anunciou a abertura das inscrições para o Concurso Público destinado à Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos nas áreas Geral, Música e Saúde. Com previsão de início em fevereiro de 2025 e término em dezembro de 2026, o certame oferece um total de 1.100 vagas, representando uma oportunidade para os brasileiros que desejam ingressar na carreira militar.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site https://concursocfgs-esa.eb.mil.br até o dia 4 de maio, e estão abertas para candidatos de ambos os sexos. Na área Geral, estão disponíveis 910 vagas para candidatos do sexo masculino e 105 para candidatas do sexo feminino. Para os músicos, são oferecidas 30 vagas para ambos os sexos, enquanto na área da Saúde, há 55 vagas disponíveis, também para homens e mulheres. É importante ressaltar que, em todos os certames, está prevista a reserva de 20% das vagas para candidatos negros e pardos, em conformidade com as políticas de inclusão e equidade.

Os requisitos para participação incluem idade mínima de 17 anos e idade máxima de 24 anos para a área Geral, e de 26 anos para as áreas Música e Saúde, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Além disso, os candidatos aprovados no Exame Intelectual deverão apresentar diploma, certificado ou histórico escolar que comprove a conclusão do Ensino Médio. Para os interessados na área de Saúde, será exigido certificado ou declaração de conclusão do curso técnico ou superior em Enfermagem.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas serão designados pela Escola de Sargentos das Armas, com a publicação oficial no Diário Oficial da União e no site da ESA na Internet, de acordo com sua classificação final no Exame Intelectual. A seleção ocorrerá em uma das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército, conforme a lista de escolha dos candidatos.

Fonte: Rádio São Luiz com informações do Centro de Comunicação Social do Exército