Coordenadora do Centro de Saúde fala sobre situação da Influenza, Covid-19 e Dengue em São Luiz Gonzaga

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

A enfermeira Agueda Balbé, coordenadora do Centro de Saúde de São Luiz Gonzaga, participou do programa Expressão Livre desta terça-feira, 14, para falar sobre a situação de algumas doenças no município.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ela iniciou informando que a meta de vacinação da população-alvo contra a gripe ainda não atingiu 50%. São aproximadamente 17.500 pessoas que devem, prioritariamente, se imunizar, sob o risco de enfrentarem complicações sérias decorrentes da doença.

Agueda reiterou que mesmo as pessoas que se sentem bem podem enfrentar momentos de imunidade baixa e contrair o vírus, seja em filas de supermercado, bancos ou outros locais com aglomerações. “Torcemos para que isso não aconteça, mas as pessoas precisam se conscientizar”, alertou.

Atualmente, além do grupo prioritário, a vacinação foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade. Basta procurar uma das unidades de saúde do município.

Em relação ao comportamento de outras doenças, a coordenadora informou que há duas semanas não são registrados casos positivos de Covid-19, embora seja possível concluir que muitos estejam assintomáticos, possivelmente devido à vacinação. No entanto, a situação da dengue permanece muito preocupante. Foram confirmados mais de 520 casos neste ano, sendo mais de uma centena apenas neste mês de maio.

Por fim, Agueda informou que as unidades de saúde estão recebendo doações para as vítimas das enchentes e convidou a população que puder colaborar a entregar suas doações nos postos de saúde.

Fonte: Rádio São Luiz