Aniversário de 58 anos de Porto Xavier é celebrado neste dia 15 de maio

Divulgação/Prefeitura de Porto Xavier

O município de Porto Xavier celebra nesta quarta-feira, 15 de maio, o aniversário de 58 anos de emancipação. Com 9.938 habitantes, o território está localizado no Alto Uruguai e faz fronteira com a cidade de San Javier, na Argentina. Pela localização e geografia, o município é conhecido como “Corredor Missioneiro do RS”.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Inicialmente território ocupado por indígenas, o povoado de Porto Xavier inicia com a chegada dos padres jesuítas que fundam a redução San Javier, no 1626, na margem direita do rio Uruguai, lado argentino. Logo após, também surge a Redução de Assunção do Ijuí, em 1628, distante cerca de 15km de Porto Xavier.

Após o final do período missioneiro, depois da Guerra Guaranítica, o local volta a ser ocupado em 1870, quando é criado o povoado de São Francisco Xavier. O nome iria ser alterado novamente para São Xavier, depois Cerro Pelado e finalmente como Porto Xavier, em 1916, por conta do porto no rio Uruguai.

Em 1933, o povoado é elevado a categoria de distrito e passa a pertencer primeiro a São Luiz Gonzaga e depois para Cerro Largo. A emancipação ocorre através da Lei Estadual n.º 5.214/1965 e a consolidação da sede em maio de 1966. O porto é a principal atração local e a comunidade também aguarda a construção da Ponte Internacional de Porto Xavier para estimular a economia e a ligação com o país vizinho.

Projetos e economia de fronteira

De acordo com o prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin (Republicanos), a localização na fronteira favorece o empreendedorismo e estimula a renda do município. Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, o gestor também comentou sobre a expectativa com a nova licitação da Ponte Internacional, uma pauta antiga da comunidade.

“Falar sobre Porto Xavier é falar sobre o povo que fez tudo isso e transformou o nosso município”, ressaltou o prefeito, que mencionou os investimentos em infraestrutura para dar sequência ao trabalho feito ao longo dos anos por outras administrações. Outro tema citado por Gilberto foi a preocupação com a saúde, com recursos destinados para atendimento, por exemplo, em cirurgias de catarata, além de projetos voltados à educação e agricultura. “Porto Xavier proporciona realizar muitos sonhos”, acrescentou sobre o turismo local.

Fonte: Rádio São Luiz/Prefeitura Municipal