Advogado entra com ação popular para impedir remoção de Figueira Centenária em Santo Antônio das Missões
O advogado Horacio Jacques, de Santo Antônio das Missões, ingressou com uma ação popular contra a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para evitar a remoção completa da Figueira Centenária, árvore símbolo do município.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
No último dia 10, o município iniciou a poda dos galhos da árvore, restando agora apenas o tronco. A prefeitura justificou o corte alegando riscos de queda dos galhos para pedestres e motoristas que estacionavam no entorno. Contudo, a questão é polêmica e divide opiniões. De um lado, a Figueira, plantada nos anos 1920, é considerada Patrimônio Histórico Municipal e é uma referência cultural e histórica localizada na Avenida Florduarte José Marques.
Horacio Jacques argumenta que, com a poda já realizada, a árvore não oferece mais riscos e pode brotar novamente, possibilitando sua recuperação. O juiz Walter Woodtli, em decisão liminar, suspendeu a remoção completa da Figueira até que sejam fornecidos esclarecimentos suficientes sobre a necessidade da retirada e comprovado o manejo adequado e responsável por parte da Fepam.
Fonte: Rádio São Luiz