5ª Trilha Integração Guarani-Jesuítica acontece nos dias 3 e 4 de agosto em Roque Gonzales
O professor, historiador e um dos coordenadores da 5ª Trilha Integração Guarani-Jesuítica, Josnei Weber, participou do programa Expressão Livre nesta terça-feira, 30, para divulgar a realização do evento, marcado para os dias 3 e 4 de agosto.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Criada em 2018 e interrompida apenas durante a pandemia, a trilha tem como objetivo dar visibilidade aos acontecimentos históricos relacionados ao martírio dos padres jesuítas e aos 400 anos da chegada da ordem, a serem comemorados em 2026, além de promover e valorizar os pontos turísticos de Roque Gonzales. A trilha, que combina aspectos religiosos, culturais, ecológicos e históricos, abrange um total de 60 quilômetros, percorridos em dois dias, com cerca de 30 quilômetros em cada dia.
No sábado, 3 de agosto, a concentração será às 7h na Casa de Cultura Nelson Hoffmann. O percurso incluirá a Prainha e as Usinas Salto Pirapó e Passo São João, com almoço na Colônia Laranjeira e chegada ao Santuário por volta das 18h, onde ocorrerá o pernoite.
No domingo, 4 de agosto, a trilha seguirá em direção ao Cerro do Inhacurutum, o ponto mais relevante do percurso, onde será realizado o almoço. O retorno será para a área urbana, com a conclusão da trilha no Monumento à Nheçu, na praça central.
Durante a trilha, haverá um carro de suporte com frutas e água disponíveis. As refeições nos locais de parada terão custo a ser pago pelos trilheiros, e o pernoite também requer que os participantes tragam seus próprios forros de cama. As inscrições, que se encerram na quinta-feira, 1º de agosto, podem ser feitas através do link (acesse aqui).
Fonte: Rádio São Luiz