Eleições Municipais em Bossoroca: Eloi Batista e Avelino Quevedo apresentam propostas de saúde, habitação, emprego e renda
Nesta segunda-feira, 19, iniciou no programa Olho Vivo a nova série de entrevistas com os agora candidatos ao Executivo nos municípios da região. Os primeiros a participar foram Eloi Batista (PT) e Avelino Quevedo (PDT), candidatos a prefeito e vice, respectivamente, do município de Bossoroca.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Durante o tempo determinado, os candidatos apresentaram as ações prioritárias de seu plano de governo, abordando áreas como saúde, infraestrutura e geração de emprego e renda.
Avelino destacou a busca por emendas e a aquisição de um veículo para transporte de pacientes, considerando que o município não possui hospital próprio e precisa encaminhar seus pacientes para cidades vizinhas. Ele também mencionou a importância de humanizar o atendimento à população.
Eloi, por sua vez, comentou sua trajetória de quase 20 anos no Legislativo, afirmando que foi um dos que mais trouxe recursos para a saúde do município. Ele propôs a oferta de um farmacêutico de plantão e a informatização do sistema, para evitar que moradores do interior precisem se deslocar apenas para carimbar documentos. Além disso, Eloi enfatizou a necessidade de atendimento médico domiciliar para pacientes acamados e a ampliação da lista de medicamentos disponibilizados pelo município, destacando que, atualmente, muitos precisam recorrer a rifas para adquirir medicamentos que poderiam ser ofertados pelo poder público.
Ambos os candidatos também mencionaram a necessidade de avanços na área de habitação, relatando que o município não possui cadastro no programa Minha Casa Minha Vida e que, em visitas, encontraram casas com chão batido, o que consideram inadmissível. Eloi comprometeu-se a construir 100 unidades habitacionais em seus quatro anos de governo.
No que diz respeito à infraestrutura, citaram a importância de melhorar os acessos rurais e fortalecer as patrulhas agrícolas com novos equipamentos. Eloi expressou sua preocupação com a geração de emprego e renda, afirmando que, nos últimos 10 anos, mais de 1.200 pessoas deixaram o município por falta de oportunidades. Ele já tem mantido contato com empresas dos setores de abate e calçadista, e acredita que, devido à sua relação direta com o governo federal, será possível avançar nesta área. Propostas incluem a construção de galpões para comodato e a implementação de um crédito rotativo subsidiado para apoiar pequenas empresas.
A estratégia dos candidatos também envolve a criação de uma Secretaria de Planejamento Estratégico, reunindo entidades como o Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a ACI, para elaborar um plano de desenvolvimento.
Por fim, Eloi e Avelino destacaram sua relação com o governo federal, que será crucial para a busca de recursos. Também enfatizaram a importância de ampliar o diálogo com eleitores que tradicionalmente votam no partido de situação, a ideia de uma gestão compartilhada de recursos para que as escolas possam gerir pequenas obras, a aquisição de um ônibus para uso de igrejas e desportistas em competições regionais, e a criação de um transporte coletivo que conecte o Bairro Gaúcha ao centro da cidade.
A entrevista completa, com o detalhe das propostas, está disponível no Facebook da Rádio São Luiz.
Fonte: Rádio São Luiz




