Golpes virtuais aumentam nesta época do ano, alerta delegado Charles Dias do Nascimento
O delegado regional de polícia de Santo Ângelo, Charles Dias do Nascimento, fez um alerta sobre o aumento de golpes virtuais, especialmente durante o final do ano, quando as movimentações financeiras aumentam. Recentemente, o próprio delegado foi vítima de criminosos, que utilizaram sua imagem para aplicar golpes. Este não é o primeiro caso, já que sua identidade foi usada de maneira indevida em outras ocasiões.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Em entrevista, o delegado explicou como tomou conhecimento do golpe, que envolvia a utilização de sua foto para enganar vítimas. “Recebi uma mensagem de uma vítima, que me procurou através das redes sociais, relatando que estava sendo enganada por golpistas utilizando minha imagem”, contou. Ele relatou que a primeira vez que sua identidade foi usada para enganar pessoas ocorreu há seis anos, enquanto ele trabalhava em Santiago, e que o criminoso foi identificado como atuante dentro do sistema prisional.
O delegado destacou que os golpes virtuais têm se tornado cada vez mais sofisticados, com diversas modalidades ganhando destaque na região. “Aqui em Santo Ângelo, registramos uma média de três golpes por dia, sendo os mais comuns relacionados a cartões de crédito, falsas atualizações bancárias e vendas fraudulentas por perfis falsos nas redes sociais”, afirmou.
De acordo com o delegado Charles, o aumento dos golpes no fim de ano está diretamente relacionado com o volume maior de movimentação financeira. “Os criminosos aproveitam essa época para aplicar golpes como pedidos de transações bancárias falsas e a venda de produtos inexistentes”, explicou.
Em um esforço para combater essa ameaça, o delegado também compartilhou algumas dicas de prevenção fornecidas pela Polícia Civil. Ele aconselhou a população a tomar cuidados extras para evitar cair em golpes virtuais, especialmente nesta época do ano:
1. Não forneça dados pessoais como nome completo, CPF, RG, endereço, número da conta bancária ou senha a estranhos, seja por telefone, mensagens SMS ou WhatsApp.
2. Desconfie de ofertas de produtos e serviços com preços abaixo dos praticados no mercado.
3. Evite conversar com estranhos na rua ou aceitar propostas que pareçam boas demais para ser verdade. Estelionatários costumam usar aparência confiável para enganar suas vítimas.
4. Não compartilhe fotos ou vídeos íntimos pela internet ou redes sociais. Se perceber que está conversando com uma pessoa que aparenta ser menor de idade, redobre os cuidados. O armazenamento de material pornográfico infanto-juvenil é crime.
5. Em caso de dúvida, procure sempre alguém de sua confiança para pedir ajuda.
6. Denuncie golpes: Se souber de alguém praticando este tipo de crime, entre em contato com a Polícia Civil pelo telefone 197 ou pelo WhatsApp (51) 98444-0606, ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima.
7. Se você for vítima de um golpe, procure a Polícia Civil imediatamente. O registro de ocorrências também pode ser feito pela Delegacia Online em www.delegaciaonline.rs.gov.br.
O delegado reforçou a importância de agir rapidamente caso alguém seja vítima de um golpe, pois quanto mais rápido a polícia for acionada, maiores são as chances de recuperar valores e identificar os criminosos.
Fonte: Rádio São Luiz