Prefeito Sidney Brondani cumpre extensa agenda em Brasília para tratar de infraestrutura, turismo e habitação

Prefeito Sidney Brondani. Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

O prefeito de São Luiz Gonzaga e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Sidney Brondani, está em Brasília acompanhado do vice-prefeito e prefeito eleito, Piti Werle, e do assessor de Planejamento, Révis Moura. A comitiva, que ainda é formada por outros prefeitos da região, está cumprindo uma intensa agenda com audiências e reuniões para tratar de temas como obras paradas, melhorias em assentamentos, investimentos em turismo e projetos habitacionais.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Na terça-feira, 26, Brondani participou de uma audiência com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para tratar da liberação de obras em municípios com sítios arqueológicos, como São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, São Borja e Entre-Ijuís. A completa pavimentação do acesso a São Lourenço, que depende da liberação do órgão, foi um dos exemplos discutidos. Brondani destacou a necessidade de revisão das normas do Iphan para agilizar os processos. Uma reunião ampla com todos os envolvidos será realizada em janeiro para propor mudanças na portaria vigente.

Em reunião com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), foram discutidas melhorias na infraestrutura de assentamentos, como acesso à água, luz e estradas. O prefeito também pediu agilidade na concessão de títulos de propriedade, destacando que muitos assentamentos, como o de São Luiz Gonzaga, aguardam há mais de 30 anos.

Brondani também se reuniu com a bancada gaúcha para solicitar recursos para a saúde e para o Grande Projeto Missões: a celebração dos 400 anos das Reduções Jesuíticas. O objetivo é fomentar o turismo, gerando desenvolvimento econômico para a região. A comitiva visitou ainda deputados em busca de emendas para 2025 e tem reuniões agendadas com senadores gaúchos para discutir obras como a Ponte Internacional de Porto Xavier e a duplicação da BR-285.

Outro destaque foi o anúncio de um contrato para a construção de 50 casas do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, em São Luiz Gonzaga, que deverá ser assinado ainda este ano. O projeto, que já conta com infraestrutura pronta do município, será concluído na gestão de Piti Werle e beneficiará 50 famílias.

A comitiva retorna a São Luiz Gonzaga nesta quinta-feira, 28.

Fonte: Rádio São Luiz