AMM busca apoio para projetos e infraestrutura em Brasília

Foto: Divulgação/AMM

Uma comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM), liderada pelo presidente Sidney Brondani, esteve em Brasília nesta semana para importantes reuniões em busca de recursos e avanços em obras estratégicas. Com apoio dos deputados Any Ortiz e Ubiratan Sanderson, a comitiva tratou de projetos de infraestrutura, turismo e desenvolvimento regional.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os prefeitos receberam a confirmação da publicação do edital de licitação para a construção da Ponte Internacional entre Porto Xavier e San Javier. Além disso, foi reforçada a necessidade de atenção especial ao prolongamento da BR-392, entre Santo Ângelo e Santa Maria, e à duplicação da BR-285. Também foi discutida a viabilidade da BR-472 até a tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai, com a elaboração de novos estudos técnicos.

Além das tratativas com o Dnit, a comitiva da AMM se reuniu com o Iphan para cobrar a conclusão das obras nos sítios arqueológicos de São Lourenço e São João Batista, ressaltando a necessidade de desburocratizar os processos que travam projetos turísticos. No Incra, os prefeitos destacaram a importância de infraestrutura básica para novos assentamentos, com atenção especial ao município de Itacurubi. Já no Ministério do Turismo, foi proposta a realização de um encontro internacional em 2025, como parte das comemorações dos 400 anos das Missões Jesuíticas. Em reunião com a Bancada Gaúcha, o deputado Dionilso Marcon garantiu apoio às demandas regionais, com destaque para a destinação de emendas parlamentares destinadas à construção da Ponte Internacional e à promoção turística da região missioneira.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da AMM