AMM busca apoio para projetos e infraestrutura em Brasília
Uma comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM), liderada pelo presidente Sidney Brondani, esteve em Brasília nesta semana para importantes reuniões em busca de recursos e avanços em obras estratégicas. Com apoio dos deputados Any Ortiz e Ubiratan Sanderson, a comitiva tratou de projetos de infraestrutura, turismo e desenvolvimento regional.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os prefeitos receberam a confirmação da publicação do edital de licitação para a construção da Ponte Internacional entre Porto Xavier e San Javier. Além disso, foi reforçada a necessidade de atenção especial ao prolongamento da BR-392, entre Santo Ângelo e Santa Maria, e à duplicação da BR-285. Também foi discutida a viabilidade da BR-472 até a tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai, com a elaboração de novos estudos técnicos.
Além das tratativas com o Dnit, a comitiva da AMM se reuniu com o Iphan para cobrar a conclusão das obras nos sítios arqueológicos de São Lourenço e São João Batista, ressaltando a necessidade de desburocratizar os processos que travam projetos turísticos. No Incra, os prefeitos destacaram a importância de infraestrutura básica para novos assentamentos, com atenção especial ao município de Itacurubi. Já no Ministério do Turismo, foi proposta a realização de um encontro internacional em 2025, como parte das comemorações dos 400 anos das Missões Jesuíticas. Em reunião com a Bancada Gaúcha, o deputado Dionilso Marcon garantiu apoio às demandas regionais, com destaque para a destinação de emendas parlamentares destinadas à construção da Ponte Internacional e à promoção turística da região missioneira.
Fonte: Rádio São Luiz com informações da AMM