Cooperativas de Energia discutem futuro e definem estratégias para 2025
A Cermissões sediou, nesta quinta-feira , 28, a reunião de final de ano da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) e do Sindicato das Cooperativas de Eletrificação e Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicooper). O encontro, realizado em Caibaté, foi conduzido pelos presidentes Erineo José Hennemann (Fecoergs) e Renato Martins (Sindicooper), com recepção do presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O evento reuniu representantes das principais cooperativas filiadas à Fecoergs, como Certel, Certaja, Certhil, Cerfox, Coprel, Coopernorte, Celetro, Creluz, Cooperluz, Creral, Cervale, Ceriluz e Coopersul. Além de discutir temas relevantes para 2025, a reunião também destacou a importância do fortalecimento do cooperativismo no estado.
Durante a abertura, Diamantino Marques dos Santos e Erineo Hennemann entregaram placas de reconhecimento às cooperativas Certaja, Certhil, Celetro e Creral pelos 55 anos de fundação, e à Cervale, pelos 50 anos de atuação.
Durante a reunião, foram abordados temas estratégicos para o fortalecimento das cooperativas em 2025. Entre eles, destacou-se a 5ª Tranche do Programa Luz Forte no Campo, que visa modernizar a rede elétrica rural. Também foram definidos o cronograma de cursos e treinamentos para capacitar as equipes técnicas, além de medidas para padronização e melhoria da eficiência na distribuição de energia. Outro ponto de grande interesse foi a organização de uma viagem de intercâmbio técnico aos Estados Unidos, planejada para promover a troca de experiências internacionais em tecnologia e inovação. Por fim, os participantes aprovaram o aumento da contribuição assistencial e sindical para o próximo ano.
Após o encontro, os participantes foram recepcionados com um almoço na sede da Associação dos Funcionários da Cermissões (AFUCER), que reforçou a troca de experiências e a integração entre as cooperativas.
Fonte: Rádio São Luiz com informações da Cermissões