Alerta de temporais: Defesa Civil e Inmet emitem avisos para domingo e segunda-feira
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para a ocorrência de fortes temporais em todo o estado entre domingo, 1º, e segunda-feira, 2. O fenômeno será causado pela combinação de uma frente fria com um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, além do aporte de calor e umidade provenientes da região Norte do país.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
De acordo com os avisos, a formação de tempestades trará chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. Nas regiões da Campanha, Sul, Centro, Oeste e Missões, os volumes de chuva podem variar entre 60 e 100 mm por dia, podendo atingir 125 mm em áreas específicas do Sul e Campanha. As rajadas de vento devem variar entre 60 e 80 km/h, podendo superar os 100 km/h.
No restante do estado, incluindo o Noroeste, Norte, Serra e Litoral, os acumulados de chuva devem variar entre 30 e 70 mm por dia, com ventos que podem ultrapassar os 90 km/h em algumas localidades.
O Inmet emitiu dois alertas laranja, destacando o risco de falta de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos avisos meteorológicos, evite áreas alagadas e locais próximos a árvores ou estruturas frágeis. Também orienta que objetos que possam ser arrastados pelo vento sejam reforçados ou recolhidos.
Na madrugada e manhã de segunda-feira, 2, a frente fria avançará para as regiões da metade Norte do estado. As tempestades devem continuar até o início da noite, quando o sistema se afastará, encerrando as instabilidades. A recomendação é que a população fique vigilante até que o clima se estabilize.
A Defesa Civil está em alerta e orienta que eventuais emergências sejam comunicadas pelo telefone 199.
Fonte: Rádio São Luiz com informações do Inmet e Defesa Civil