Câmara de São Luiz Gonzaga debate saúde, cultura e cobra melhorias em vias públicas durante Sessão Ordinária

Foto: Imagem/Leandro Perazolo
A 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga, realizada em 4 de agosto de 2025, foi marcada por debates centrados em temas relacionados à saúde pública, infraestrutura urbana, valorização da cultura local e prestação de contas de ações do Legislativo.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Durante o grande expediente, o vereador Mário Trindade (MDB) destacou a valorização da cultura local e o reconhecimento ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), homenageado por seus 90 anos de serviços prestados à região. O vereador também elogiou o trabalho do setor de trânsito municipal e cobrou a contratação urgente de um engenheiro de tráfego para solucionar pontos críticos como o cruzamento das ruas Silva Jardim e General Portinho.
O vereador Leonardo Vargas (PT) também comentou a homenagem ao HCI, salientando que o reconhecimento partiu de iniciativa conjunta com a assistente social Ana Barros e rememorou articulações em Brasília para viabilizar a instalação do Centro Especializado Pediátrico no hospital. Além disso, relatou participação em reuniões da Comissão de Bem-Estar Social para tratar da revitalização das sedes dos bairros Joaquim Nascimento, Mário e Duque de Caxias, reivindicando a utilização de recursos já destinados por emendas parlamentares.
João Iuri Oliveira (CIDADANIA) ressaltou a atuação conjunta na renovação do certificado de filantropia do Hospital São Luiz Gonzaga, informando que a Câmara abriu mão de R$ 750 mil de seu duodécimo para investimento em políticas públicas do município. Também mencionou tratativas com o Iphan para lançamento de licitação de obra em terreno da instituição na cidade.
O vereador Cléber Ivar (MDB) reconheceu melhorias promovidas pela Secretaria de Obras em ruas urbanas e vias do interior, reforçando pedidos de recuperação na Rua João Manoel Lima e Silva e da estrada da Ressaca ao Rincão dos Cais. Também anunciou, junto com o vereador Mário Trindade, a entrega de moção de reconhecimento à Escola Municipal Coração de Jesus, pelos seus 60 anos de fundação.
A vereadora Roseli de Oliveira Grings (Progressistas) enfatizou a importância do HCI e da manutenção da filantropia do Hospital São Luiz Gonzaga. Destacou a confirmação de um mamógrafo para o município e o retorno do festival Canto dos Sete Povos, cuja fase de triagem das 232 composições inscritas está em andamento. Também relatou a participação em evento cultural transmitido pelo programa Galpão Raiz e cobrou melhorias na Rua Anita Garibaldi.
O vereador Neri João Bilinski (Progressistas) reforçou pedidos por melhorias em vias urbanas e lamentou a demora em ações na Rua João Manoel Lima e Silva. Também propôs a recuperação da Rua Quintino Bocaiúva, entre as ruas General Câmara e José Bonifácio.
Edilmar Garcia (CIDADANIA) elogiou a mobilização conjunta do Legislativo na manutenção da filantropia hospitalar, atribuindo mérito à comitiva liderada pelo presidente da Câmara, João Iuri, e destacou a aquisição de um mamógrafo com recursos na ordem de R$ 1,14 milhão. Ainda reiterou a necessidade de revisão contratual com a Corsan, diante das recorrentes falhas nos serviços prestados pela concessionária.
Cláudio Pereira (PDT) agradeceu os serviços prestados pela Secretaria de Obras, especialmente na estrada que liga São Luiz Gonzaga à RS-168, via Restinga Seca. Também registrou elogios à diretoria do Clube da Ferroviária pela recente revitalização da sede da entidade.
Durante o espaço de explicações pessoais, Rodrigo Veleda (PT) detalhou a participação do deputado federal Elvino Bohn Gass(PT) nas tratativas iniciais da renovação da filantropia hospitalar, mencionando encontros realizados em janeiro no Ministério da Saúde. Leonardo Vargas (PT) informou que o Ministério Público recebeu denúncia sobre a falta de materiais básicos nos ESFs e que a Secretaria de Saúde teria se comprometido a solucionar o problema. O parlamentar também destacou discussões realizadas na Comissão de Saúde e Meio Ambiente sobre a supressão de árvores e sobre o destino do castramóvel, equipamento adquirido em 2022, mas ainda sem uso efetivo.
Ao final da sessão, foram aprovados projetos de lei do Executivo e do Legislativo, incluindo alterações em regras para concessão de diárias e emendas orçamentárias. A presidência da Casa também deu ciência da resposta a pedidos de informação enviados à Administração Municipal e convidou os vereadores para reunião sobre o orçamento de 2025.
A sessão ainda registrou o recebimento de ofício da Câmara Municipal de Santo Ângelo solicitando apoio à implantação do curso de Medicina na URI daquela cidade, além da apresentação de convite para a tradicional festa do padroeiro da Comunidade de São Lourenço das Missões, marcada para o dia 10 de agosto.
Fonte: Rádio São Luiz


