São Luiz Gonzaga receberá R$ 1,1 milhão do estado para aquisição de mamógrafo pelo programa Avançar Mais na Saúde

Foto: Canva/Ilustrativa
Durante cerimônia realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira, 4 de agosto 2025, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou uma nova etapa do programa Avançar Mais na Saúde. A iniciativa prevê a destinação de R$ 213,7 milhões para investimentos na rede hospitalar e na atenção básica em saúde em 58 municípios gaúchos. O Hospital São Luiz Gonzaga, está entre os contemplados, com o valor de R$ 1,1 milhão para a aquisição de um mamógrafo, equipamento destinado ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A agenda estadual contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, de prefeitos e gestores hospitalares das cidades beneficiadas. Segundo dados divulgados pelo governo, o novo aporte contempla 62 hospitais e 15 unidades básicas de saúde, com investimentos voltados à ampliação da capacidade de atendimento, aquisição de equipamentos e melhorias estruturais. Desde o lançamento do programa, em 2021, já foram aplicados R$ 1,16 bilhão em ações de infraestrutura hospitalar e qualificação dos serviços de saúde em todo o estado.
O prefeito de São Luiz Gonzaga, José Antônio Flach Werle (Piti Werle), esteve presente na solenidade e destacou a importância do recurso destinado ao município. Conforme enfatizou, a aquisição do mamógrafo representa um avanço na estrutura de atendimento à saúde da mulher, considerando que o município é referência regional para exames e atendimentos especializados em consórcio com outros oito municípios. Atualmente, exames de mamografia são realizados em São Borja, dificultando o acesso de muitas pacientes.
O chefe do Executivo municipal afirmou ainda que a obtenção do equipamento é uma demanda antiga, discutida no âmbito do Consórcio Intermunicipal de Saúde. A compra, entretanto, ficou sob responsabilidade do Estado, conforme informado pela secretária Arita Bergmann. Com o recurso garantido via Avançar Mais na Saúde, a expectativa é que o mamógrafo seja incorporado ao Hospital São Luiz Gonzaga, sob intervenção pública, ampliando a capacidade de diagnóstico precoce do câncer de mama na região.
A destinação do recurso também foi acompanhada pelo interventor do hospital, Valmir Rosa Silveira, que participou da agenda na capital gaúcha. A medida fortalece o papel estratégico de São Luiz Gonzaga como polo regional de saúde no território das Missões, beneficiando diretamente a população local e dos municípios vizinhos integrados ao sistema de referência do hospital.
Além de São Luiz Gonzaga, outros municípios das regiões Centro-Oeste, Metropolitana, Norte, Serra, Sul e dos Vales também foram contemplados pelo programa. Na região das Missões, receberam recursos hospitais de Cruz Alta, Giruá, Santo Ângelo, Santa Rosa, Santo Augusto, Panambi e Ijuí. No Centro-Oeste, foram beneficiadas instituições hospitalares em cidades como Santiago, Rosário do Sul, Alegrete, São Francisco de Assis, Agudo, Nova Palma e Santa Maria. Na Região Metropolitana, receberam aportes hospitais localizados em Porto Alegre, Gravataí, Esteio, Campo Bom, Montenegro, Parobé, Capão da Canoa, Portão e Cambará do Sul.
No Norte do estado, os investimentos alcançaram municípios como Casca, Tenente Portela, Tapejara, Soledade, Marau, Redentora, Ametista do Sul, Carazinho, Três Passos, Sananduva, Erechim, São José do Ouro, Getúlio Vargas e Ibiraiaras. Na Serra, os recursos foram destinados a unidades hospitalares de Guaporé, Canela, Nova Prata, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Vacaria e Antônio Prado. No Sul, a iniciativa contemplou hospitais em Pelotas, Jaguarão, Bagé, Aceguá, Piratini e Santa Vitória do Palmar. Já na região dos Vales, os municípios atendidos incluem Encruzilhada do Sul, Caçapava do Sul, Candelária, Dois Lajeados e Encantado.
Fonte: Rádio São Luiz



