Lei sancionada institui o Calendário Esportivo Anual em São Luiz Gonzaga

Foto: Márcio Greff
Na manhã de quarta-feira, 27 de agosto de 2025, o vereador Edilmar Garcia (Cidadania) concedeu entrevista à Rádio São Luiz para detalhar a Lei nº 6.953, de sua autoria, sancionada pelo prefeito José Antônio Flach Werle (Piti Werle), que institui o Calendário Esportivo Anual do município.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Segundo o parlamentar, a legislação cria um instrumento de organização para os eventos esportivos locais, articulado à Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. A cada mês de novembro será realizada audiência pública para elaborar a programação do ano seguinte, contemplando diferentes modalidades e permitindo a inclusão de novos eventos durante o período.
Edilmar destacou que a iniciativa tem potencial para fortalecer a prática esportiva amadora e profissional, além de gerar movimentação econômica e turística. O vereador citou como exemplo o crescimento do voleibol, ressaltando a conquista da Associação de Voleibol de São Luiz Gonzaga (AVSL), campeã em etapas regionais realizadas em Santa Rosa.
Durante a entrevista, também foi mencionada a perspectiva de construção de um novo ginásio esportivo no município. O projeto é apontado como uma demanda estratégica para ampliar a infraestrutura esportiva e atender ao crescimento das atividades da área.
Edilmar salientou ainda que a primeira audiência pública para definição do calendário completo deve ocorrer em novembro deste ano. A proposta é reunir entidades, clubes e comunidade em geral para adequar a programação à realidade local.
Além do tema central, o vereador aproveitou a ocasião para registrar a destinação de R$ 100 mil, oriundos do duodécimo da Câmara de Vereadores, para a EMEI Florinda Caetano Braga, no Bairro Trinta. Ele também citou intervenções realizadas a partir de pedidos do seu gabinete, como a pintura de faixas de pedestres e pontos de táxi na rodoviária, e sugeriu a implantação de estacionamento oblíquo na Rua Salvador Pinheiro Machado, em frente ao futuro prédio do Legislativo.
Fonte: Rádio São Luiz