32ª CRE define projeto finalista para a Mostra Científica Estadual 2025

Foto: Instagram Colégio TBG
A 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), coordenada por Mônica Pagliusi Lopes Justo, finalizou na terça-feira, 9 de setembro 2025, na sede da AABB em São Luiz Gonzaga/RS, a fase regional da Mostra Científica 2025, envolvendo escolas estaduais de 11 municípios da região das Missões. O tema da edição é “Rumo à COP 30: Criando Caminhos para a Sustentabilidade”, em sintonia com os debates ambientais que ocorrerão em novembro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém do Pará.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O processo da Mostra inicia-se nas escolas, com etapas internas realizadas até 14 de julho. Na fase regional, concluída em setembro, 50 trabalhos foram apresentados, escolhidos entre mais de 70 inscritos. Desse total, sete foram selecionados para representar a 32ª CRE na etapa estadual, prevista para novembro. Os projetos abrangem as categorias de trabalhos científico e artístico-científico, contemplando diferentes níveis de ensino.

Foto: 32ª Coordenadoria Regional de Educação
A 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em São Luiz Gonzaga, será representada por diversos trabalhos na etapa estadual da Mostra Científica, que ocorrerá em Porto Alegre. Os projetos foram selecionados na fase regional e abrangem diferentes níveis de ensino e modalidades, destacando iniciativas desenvolvidas em escolas da região missioneira.
Na modalidade Artístico-Científico, o Colégio Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves (TBG), de Santo Antônio das Missões, representará a 32ª CRE com o projeto “Súplica das Águas: Vozes do Rio, Gotas do Mundo”. A proposta conquistou o 1º lugar na categoria Artístico-Científico dos Anos Finais e avançou para a fase estadual como representante regional.
Na modalidade Científico, seis trabalhos foram classificados para representar a 32ª CRE. Na categoria Anos Iniciais, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Stinvelski, de Roque Gonzales, obteve o 1º lugar com o projeto “Cana de Açúcar – A Produção de Açúcar Verde e a Sustentabilidade”, enquanto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Amália Germano de Paula, de São Luiz Gonzaga, conquistou o 2º lugar com o estudo “Poluição dos Rios – Impactos à Vida da População”. Nos Anos Finais, o projeto “Guardiões das Sementes Crioulas – Cultivando a Autonomia e Preservando a Vida”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Manoel Corrêa, de Porto Xavier, ficou com o 1º lugar. No Ensino Médio, a Escola Estadual de Ensino Médio Gustavo Langues, de São Luiz Gonzaga, classificou-se em 1º lugar com o trabalho “Cidades Esponja – Alternativas Sustentáveis para a Infraestrutura Urbana diante das Enchentes no RS”, e a Escola Estadual de Ensino Médio São Isidro, de São Nicolau, ficou em 2º lugar com o projeto “Guardiões do Rio Uruguai – Revitalização de Nascentes”. Já no Ensino Técnico Integrado, a Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, de São Luiz Gonzaga, obteve o 1º lugar com a iniciativa “Implantação do Sistema Hidropônico no Setor de Aprendizagem e Produção”.
As propostas estão organizadas em quatro grandes eixos temáticos: Recursos naturais, saúde e sustentabilidade ambiental; desenvolvimento social e educacional; arte, cultura e comunicação; ciência, tecnologia e inovação.
Modalidade Artístico-Científico
Anos Iniciais
Anos Finais
Ensino Médio
Ensino Técnico Integrado
Modalidade Científico
Anos Iniciais
Anos Finais
Ensino Médio
Ensino Técnico Integrado

Foto: Alcides Figueiredo
Fonte: Rádio São Luiz




