
Foto: Divulgação/UERGS
Até a próxima sexta-feira, 10 de outubro, a população de São Luiz Gonzaga pode participar de votação para a escolha da ave símbolo do município. A iniciativa foi idealizada pelo projeto de extensão universitária Observatório de Aves Missioneiras, da UERGS. Entre as candidatas, estão quatro espécies: João-de-barro, Caturrita, Quero-quero e Sanhaço-papa-laranja.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A votação surgiu a partir de experiência do projeto com crianças de escolas de ensino fundamental, liderado pela estudante de Agronomia Delmira Sandra de Moura. Inicialmente, os estudantes identificaram 53 diferentes espécies em São Luiz Gonzaga e, a partir disso, fizeram a seleção de quatro delas para concorrer ao título. Após a escolha, um projeto de lei será encaminhado ao Legislativo para formalizar a iniciativa e tornar a espécie em ave símbolo local.
Segundo o professor Rafael Meirelles, o objetivo principal é estimular a educação ambiental, a partir da identificação das pessoas com as espécies. “Chamando a atenção para as aves, as pessoas acabam percebendo algumas práticas dentro do município, como preservação de árvores e a importância de trabalhar mais com a questão dos animais”, explica Rafael.
A votação é feita de forma on-line, em formulário. A divulgação do resultado está prevista para o dia 13 de outubro. O docente da UERGS destaca o envolvimento da comunidade na iniciativa e a ligação com a memória afetiva das pessoas que já tiveram contato com o João-de-barro, a Caturrita, o Quero-quero ou a Sanhaço-papa-laranja.
“As aves são bem presentes na cultura gaúcha, ainda mais algumas dessas que estão na votação. Acho que todas as quatro já foram cantadas em músicas”, complementa Rafael.
Fonte: Rádio São Luiz