24ª Seara da Canção evidencia a pluralidade do cancioneiro gaúcho

Foto: Divulgação/Seara da Canção Gaúcha

A 24ª edição da Seara da Canção Gaúcha encerrou-se na noite de domingo, 26 de outubro de 2025, no ginásio da Acapesu, em Carazinho/RS. O festival, realizado entre os dias 24 e 26, reuniu intérpretes, compositores e instrumentistas de diversas regiões, reafirmando o espaço da Seara como um dos principais eventos da música nativista do Estado. A comissão avaliadora foi composta por Eduardo Muñoz, Fernanda Lopes, Jeferson Monteiro, João Paulo Deckert e Luiz Marenco.

Ao todo, 28 músicas inéditas participaram da disputa principal, sendo 20 na categoria Geral e 8 na categoria Local. A programação também incluiu a 11ª edição da Searinha da Canção, voltada a jovens intérpretes, com 10 composições concorrentes. As linhas Nativista, Galponeira e Contemporânea Gaúcha nortearam a seleção, valorizando a pluralidade do cancioneiro regional.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A canção “Arrastando Alpargatas”, de Gujo Teixeira (letra) e Cristian Camargo (melodia), interpretada por Marcelo Oliveira, conquistou o título de Melhor Canção da 24ª Seara, além de vencer nas categorias Melhor Letra, Melhor Intérprete e Melhor Canção – Linha Nativista. O destaque instrumental foi de Aluísio Rockembach, pelo acordeon nas músicas Arrastando Alpargatas e Lucero. Já o Melhor Arranjo Instrumental ficou com Lucero, de Otávio Lisboa e Rockembach, enquanto o Melhor Arranjo Vocal foi atribuído a Seu Simplício Simpliciano, de Henrique Fernandes e Matheus Leal.

Na Linha Galponeira, a vencedora foi Caçada de Javali, de Márcio Nunes Corrêa e Ricardo Rosa, interpretada por Flávio Hanssen e Ângelo Franco, com recitado de Corrêa. Já na Linha Contemporânea, o prêmio foi para Semente, Sonho e Seara, de Rodrigo Bauer e Felipe Goulart, na voz de Lu Schiavo. Entre as composições locais, A Última Encilha, de Fábio Germano Neuls e Márcio Costa, recebeu o título de Melhor Canção Local, com recitado de Xiru Antunes. O prêmio de Melhor Tema sobre Carazinho e/ou Seara da Canção foi concedido a A Essência da Criação, de Suelen Mombach Schneider e Charlise Bandeira, interpretada por Adilson e Pedro Franck. A Música Mais Popular foi Debaixo do Mesmo Céu, de Jonas Pereira, Diego Oliveira e Guilherme Sjlender.

A tarde de domingo foi marcada também pela 11ª Searinha da Canção, que reuniu jovens talentos divididos nas categorias Piazito e Piá. Na categoria Piazito, o primeiro lugar foi para Muriel Gaiteiro, com Bem Querença; seguido por Matheus Salazar Müller, com Coração de Alecrim, e Manuela Rodrigues, com O Poeta e a Folha Vazia. Já na categoria Piá, a vencedora foi Catharina Müller, com Um Mate Por Ti; o segundo lugar ficou com Julia Schu, com Caminito de Campo, e o terceiro com Vale Mazui, com Desencanto.

A 24ª Seara da Canção Gaúcha reafirmou seu papel como vitrine da produção musical regional, mantendo o compromisso de valorizar diferentes vertentes do nativismo e incentivar o surgimento de novos artistas e compositores.

Fonte: Rádio São Luiz