Região das Missões tem projetos reconhecidos entre as melhores práticas de gestão pública gaúcha

Foto: Famurs
Na quarta-feira, 29 de outubro 2025, o Smart Cities Park, em Nova Petrópolis/RS, sediou a cerimônia de entrega do 7º Prêmio Boas Práticas da Famurs, evento que reuniu gestores municipais de diversas regiões do Rio Grande do Sul. A iniciativa destacou soluções criativas desenvolvidas pelas administrações públicas e que impactam diretamente o cotidiano das comunidades.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A edição de 2025 registrou recorde de 400 projetos inscritos, com 54 finalistas distribuídos em 18 categorias, entre elas turismo, meio ambiente, saúde, educação, cultura, mobilidade urbana e inovação. Cada categoria teve três premiados, avaliados por uma comissão composta por 45 especialistas, com base em critérios como inovação, efetividade, replicabilidade e resultados alcançados.
A região das Missões teve destaque expressivo nesta edição. São Miguel das Missões conquistou o segundo lugar na categoria Turismo, com o projeto “Qualificação, Estruturação, Promoção e Comercialização do Turismo”, que tem como foco a capacitação de profissionais, a melhoria da infraestrutura turística e a ampliação da divulgação dos atrativos locais. A iniciativa reforça o protagonismo do município na rota do turismo cultural e histórico, valorizando o legado jesuítico-guarani.
Outro município missioneiro reconhecido foi Campina das Missões, que obteve o segundo lugar na categoria Mobilidade Urbana e Trânsito, com o projeto “Otimização de Resultados na Pavimentação com Tecnologia Alemã”. A proposta apresenta avanços técnicos no processo de pavimentação urbana, aplicando métodos modernos para aumentar a durabilidade das vias e otimizar o uso de recursos públicos, contribuindo para uma infraestrutura viária mais eficiente.
Além das cidades missioneiras, o prêmio contemplou diversas iniciativas de diferentes regiões do Estado. Entre os vencedores de outras categorias:
ASSISTÊNCIA SOCIAL
1º lugar: Novo Cabrais: Grupo Suporte – fortalecendo vínculos e incentivando o protagonismo na comunidade
2º lugar: Santa Cecília do Sul: O silêncio que grita – Violência Doméstica por trás das portas
3º lugar: Tramandaí: Prevenção e enfrentamento da violência doméstica nas escolas
COMUNICAÇÃO SOCIAL
1º lugar: Palmeira das Missões: Adote Palmeira
2º lugar: Balneário Pinhal: Coleta Seletiva em Movimento – A Comunicação que Tornou a Coleta Seletiva Realidade
3º lugar: Agudo: Voz Oficial em tempos difíceis – Comunicação que Salva
CULTURA
1º lugar: Santa Maria: LabCriativo
2º lugar: Gravataí: FETEG – Festival Multicultural de Gravataí
3º lugar: Marau: Cultura – 24 Horas
DEFESA CIVIL, RESILIÊNCIA E VOLUNTARIADO
1º lugar: Porto Alegre: Centro de Monitoramento e Alertas – CEMADEC
2º lugar: Novo Hamburgo: Novo Hamburgo mais Resiliente
3º lugar: Bento Gonçalves: Fortalecimento da Defesa Civil de Bento Gonçalves – mobilização, estrutura e prevenção
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E DESBUROCRATIZAÇÃO
1º lugar: Serafina Corrêa: Oportuniza Serafina
2º lugar: Rio Pardo: Rio Pardo Economia Circular
3º lugar: Taquara: Prospera Taquara
DESENVOLVIMENTO RURAL
1º lugar: Boa Vista do Buricá: Armazena Mais Buricá
2º lugar: Aceguá: Aceguá Sustentável – Limpezas de Açude
3º lugar: Antônio Prado: Desenvolve Antônio Prado
DIREITOS HUMANOS
1º lugar: Itaqui: PETICA – Proteção, Convivência e Educação para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social
2º lugar: Farroupilha: Me Respeita
3º lugar: Gravataí: Audiências de Acolhimento com a vítima no CRM – Casa Lilás
EDUCAÇÃO
1º lugar: Pelotas: Adote uma Escola
2º lugar: Taquaruçu do Sul: Tecendo Pontes – Parcerias Sociais pela Equidade nas Escolas
3º lugar: Ijuí: Programa Municipal de Alimentação Escolar “Saber e Sabor”
ESPORTE E LAZER
1º lugar: Augusto Pestana: EduSport
2º lugar: Santiago: Natação Escolar para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
3º lugar: Vale Real: SEMEAR – Saúde, Educação, Motivação, Esporte, Alegria, Responsabilidade
FAZENDA
1º lugar: Pelotas: Processo Administrativo Tributário Eletrônico (EPAT)
2º lugar: Erechim: Dívida Mais Ativa
3º lugar: Picada Café: Gestão Tributária 360°
HABITAÇÃO
1º lugar: Caxias do Sul: Esse Terreno é Meu – Programa de Regularização Fundiária
2º lugar: Candiota: REURB no município de Candiota
3º lugar: Santa Maria: Da Concessão à Propriedade
INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
1º lugar: Gramado: Dados Espaciais como Ferramenta Estratégica à Gestão Climática
2º lugar: Carlos Barbosa: Barbosa Digital GEO
3º lugar: Porto Alegre: Reurb Digital – Inovação a serviço da justiça social e da regularização fundiária
MEIO AMBIENTE
1º lugar: Novo Hamburgo: Gerenciando as Águas Urbanas – A política de Amortecimento de Cheias
2º lugar: Passo Fundo: Ki_da_Hort@
3º lugar: Caxias do Sul: Tarifa Subsocial como Instrumento para Redução do Abastecimento Irregular e do Desperdício de Água
MELHOR IDADE 60+
1º lugar: Santiago: Transforma Pilates 60+
2º lugar: Marau: Alfabetização Na Terceira Idade – Um Sonho Possível!
3º lugar: Caxias do Sul: Programa Cuidado Subsidiado
MOBILIDADE URBANA E TRÂNSITO
1º lugar: Passo Fundo: Escola Pública de Trânsito
2º lugar: Campina das Missões: Otimização de Resultados na Pavimentação com Tecnologia Alemã
3º lugar: Santa Rosa: Santa Rosa em Ação – Elaborando e Implementando o Plano de Mobilidade Urbana
SAÚDE
1º lugar: São José do Norte: Arte é Vida
2º lugar: São José do Hortêncio: Cuidado Farmacêutico Domiciliar – Resultados, Vínculos e Humanização na Atenção Básica
3º lugar: Nova Prata: Atendimento Odontológico aos Pacientes com Necessidades Especiais
SEGURANÇA PÚBLICA
1º lugar: Lajeado: Pacto Lajeado Pela Paz
2º lugar: Venâncio Aires: GPS Rural – Localização precisa salva-vidas
3º lugar: Bento Gonçalves: Tempo Resposta SAMU 192 Bento Gonçalves
TURISMO
1º lugar: Encantado: Complexo Turístico – Cristo Protetor de Encantado
2º lugar: São Miguel das Missões: Qualificação, Estruturação, Promoção e Comercialização do Turismo
3º lugar: Derrubadas: Bosque Municipal de Derrubadas – Complexo Turístico, Social, Cultural e de Lazer.
O Prêmio Boas Práticas é promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e tem o objetivo de reconhecer e divulgar experiências bem-sucedidas implementadas pelas prefeituras gaúchas. A premiação consolida-se como um espaço de troca de conhecimento entre gestores públicos, estimulando a eficiência administrativa e o desenvolvimento local.
Fonte: Rádio São Luiz


