Serviços gratuitos de documentação atenderão comunidades rurais de São Luiz Gonzaga

Foto: Canva/Ilustrativa
Nesta sexta-feira, 7 de novembro, e no sábado, 8 de novembro 2025, São Luiz Gonzaga/RS sediará o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, iniciativa voltada à ampliação do acesso a serviços públicos para a população rural. Os atendimentos serão gratuitos e ocorrerão das 9h às 17h. Na sexta-feira, as atividades acontecem no Quiosque Tchê 168, localizado no assentamento 28 de Maio, e no sábado, na sede do assentamento Panorama.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Sul (Incra/RS) e pela Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul (SFDA/RS), integrando o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais.
Com o apoio de diversas entidades, o mutirão vai oferecer confecção e atualização da Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), inscrição e atualização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de orientações sobre aposentadoria, benefícios previdenciários e inclusão ou atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também haverá fornecimento de certidões de nascimento e casamento atualizadas.
A ação prioriza o atendimento de assentadas e suas filhas, mas está aberta a toda a população rural interessada. O mutirão conta com a parceria do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS), Receita Federal — que atuará de forma remota —, Emater/RS-Ascar, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outras instituições públicas.
Segundo o Incra/RS e a SFDA/RS, novas edições do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural estão previstas para ocorrer até dezembro de 2025, ampliando o alcance das ações do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais em diferentes regiões do estado.
Fonte: Rádio São Luiz




