Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Professora da UERGS descreve pesquisas de análise dos solos na região das Missões

Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz

A professora Rosicler Backes participou nesta quarta-feira, 3 de dezembro, do programa Olho Vivo para comentar sobre as pesquisas e o trabalho na área de ciência do solo na região missioneira. Atualmente, a Unidade de São Luiz Gonzaga da UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) desenvolve três projetos de pesquisa e extensão sobre o tema, em parceria com a Escola Técnica Cruzeiro do Sul e com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A ciência do solo estuda as características da terra, desde sua formação, até aspectos químicos e biológicos, incluindo as propriedades necessárias para garantir a fertilidade do solo para o crescimento de plantas. Rosicler ressaltou a importância das pesquisas na área, dado o papel da produção agrícola para a economia regional.

Uma das iniciativas de investigação de solos desenvolvidas pela UERGS inclui a participação da Escola Técnica Cruzeiro do Sul, envolvendo a extensão universitária. O foco da pesquisa são plantas de cobertura e técnicas de manejo para as lavouras de trigo. Os outros dois projetos têm foco nas lavouras de milho e soja e são realizados em conjunto com pesquisadores da UFSM.

A professora da UERGS também mencionou uma nova parceria com a Emater RS/Ascar e a Embrapa para criação de núcleos de análise de solo na região missioneira. Um dos núcleos é em São Luiz Gonzaga e fizemos avaliações aqui, em Caibaté, Garruchos e São Nicolau. Fizemos avaliações de manejos diferentes e estamos fazendo a computação dos dados”, explicou Rosicler.

A expectativa é de que os dados da pesquisa sejam divulgados no primeiro semestre de 2026. Nas Missões, a maioria dos solos é caracterizada como latossolos, geralmente avermelhados e bastante intemperizados e com determinadas limitações químicas (acidez, baixa fertilidade).

“Se não tivermos um solo bem estruturado, não teremos como reservar água no solo”, ressalta Rosicler, ao comentar sobre os desafios climáticos enfrentados nos últimos anos na região, principalmente, por conta de secas severas. Essas condições, somadas com o histórico de degradação e manejos inadequados, prejudicam a capacidade dos solos em reservar água e, consequentemente, diminuem a produtividade agrícola.

Mostra fotográfica

Nesta terça-feira (02/12), a UERGS realizou a cerimônia de premiação da mostra fotográfica “Um olhar sobre o solo missioneiro”. Segundo Rosicler, o projeto surgiu com foco em diagnósticos e prognósticos dos efeitos climáticos no solo. O objetivo foi incentivar as pessoas a documentarem fatos através de imagem ajudem na preservação do solo e água.

Ao total, foram mais de 100 fotos inscritas, incluindo, a participação de pessoas do campo e da cidade. A professora da UERGS mencionou a importância da mostra para aproximar o meio urbano do tema da ciência do solo. Durante a cerimônia, foram entregues certificados e premiações para fotografias nas categorias de conservação e degradação de solo, sustentabilidade ambiental e segurança alimentar.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile