Uergs aprova concessão do título de doutor honoris causa aos Quatro Troncos Missioneiros

Divulgação
O Conselho Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) aprovou a concessão do título de doutor honoris causa a Pedro Ortaça, Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarany. A cerimônia de homenagem aos artistas será realizada em março de 2026, como parte das celebrações dos 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani e do Jubileu de Prata da Universidade.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Recentemente, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) já havia concedido o título aos quatro artistas, antes disso, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reconheceu o legado cultural de Pedro Ortaça. A proposta da UERGS foi elaborada pelo professor Eugenio Portela e por outros membros da Unidade de São Luiz Gonzaga. A aprovação ocorreu em reunião do Conselho Universitário (Consun) realizada na quinta-feira (18/12).
Em nota sobre a aprovação, a Uergs destaca a relevância da produção musical e artística dos missioneiros. “Por meio de milongas, chamamés, payadas e canções de forte conteúdo social e histórico, os artistas projetaram nacionalmente a cultura missioneira, resgatando a memória da civilização jesuítico-guarani e fortalecendo o sentimento de pertencimento regional”.
A solenidade de concessão dos títulos será na Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga, com data ainda a ser divulgada. O evento terá entrega presencial a Pedro Ortaça, único ainda vivo, e a concessão póstuma a Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarany
A organização da cerimônia será feita por uma comissão local da Unidade em São Luiz Gonzaga, em articulação com uma comissão geral da Universidade, em diálogo institucional com a Secretaria de Cultura do Estado para viabilização de apoio e infraestrutura.
Eugenio Portela ressalta a importância da concessão do título em conjunto com o marco dos 400 anos das Missões, temática presente na obra dos quatro artistas. “Esses artistas estavam não só tocando e cantando, mas trazendo o conhecimento do modo de vida do povo que vivia aqui e dessa rica história missioneira”, pontua.
O professor da Uergs também recorda do papel da divulgação radiofônica, um dos meios utilizados, principalmente, por Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça, durante sua trajetória. “Vai ser um dos eventos mais importantes da nossa região como registro para o Rio Grande e o Brasil”, enfatiza Eugenio.
Fonte: Rádio São Luiz



