
Pontos de coleta transbordam com acúmulo de lixo – Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz
A situação do recolhimento de resíduos sólidos em São Luiz Gonzaga tem gerado reclamações de moradores, especialmente em bairros onde há registros de acúmulo de lixo nas vias públicas. Diante do cenário, a Câmara Municipal de Vereadores de São Luiz Gonzaga divulgou uma nota conjunta classificando o serviço como em “colapso” e cobrando providências imediatas do Poder Executivo.
Em resposta à reportagem da Rádio São Luiz FM 100.9, o vice-prefeito e prefeito em exercício, Paulo Cesar Trindade Garcia (MDB), afirmou que irá rescindir o contrato com a empresa responsável pela coleta de lixo no município. Ainda segundo o gestor, será feita a contratação de uma nova empresa, em caráter emergencial, para realizar um mutirão de coleta e transbordo dos resíduos acumulados.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
No documento em que pedia esclarecimentos, o Legislativo aponta que a coleta de lixo, tanto na zona urbana quanto na zona rural, tem se mostrado ineficiente e irregular nos últimos meses, ficando aquém do que foi contratado. A nota menciona transtornos à população, riscos à saúde pública e prejuízos ao interesse coletivo. Os vereadores também afirmam que, em reunião recente com representantes da empresa responsável, teriam ficado evidenciadas limitações técnicas, operacionais e administrativas para o cumprimento integral do contrato.
Ainda segundo a manifestação oficial, a permanência do atual cenário compromete a qualidade de um serviço essencial e contraria princípios que devem orientar a administração pública, como eficiência, legalidade e interesse público. Diante disso, o Legislativo incita o Executivo a adotar medidas legais imediatas para restabelecer a regularidade da coleta de resíduos, incluindo eventual rescisão contratual, sem prejuízo da apuração de responsabilidades administrativas pela falha na execução do serviço.
Na manhã deste domingo (4/01), a reportagem da Rádio São Luiz FM 100.9 percorreu diferentes pontos da cidade. No centro, foi possível constatar a realização do recolhimento de lixo. Já em diversos bairros, foram observados pontos com acúmulo significativo de resíduos, conforme registros fotográficos.
No local de transbordo, onde o material deveria receber encaminhamento adequado, o lixo permanece acumulado a céu aberto. Moradores das proximidades relatam convivência diária com o problema.
De acordo com informações levantadas pela emissora, no dia 8 de dezembro foi feito contato com Thayson Karlinski, então representante da empresa TK Ambiental, detentora do contrato à época. Em áudio, ele informou que a empresa havia sido vendida para a Recicladora Caibaté.
Na mesma data, a reportagem ouviu o representante da nova empresa, que afirmou que o serviço seria normalizado. No entanto, conforme acompanhamento realizado, a coleta não chegou a operar plenamente e, nos últimos dias, a situação se agravou.
Local de depósito do lixo recolhido no município – Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz
Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz
Fonte: Rádio São Luiz
