Iniciativas de capacitação profissional integram agenda institucional em São Luiz Gonzaga

Foto: Evelise Oliveira

Uma agenda institucional realizada em São Luiz Gonzaga/RS nesta sexta-feira 06 de março 2026 tratou de iniciativas vinculadas às políticas de qualificação profissional desenvolvidas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A atividade contou com a presença do coordenador político da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Artur Souto, acompanhado do vereador Cláudio Pereira (PDT), com participação em entrevista  à Rádio São Luiz.

Durante a visita ao município, foi realizada reunião com o prefeito de São Luiz Gonzaga, José Antônio Flach Werle (Piti Werle) (MDB), na qual foi apresentada a inclusão do município na segunda etapa do programa RS Qualificação Recomeçar. A iniciativa prevê o repasse de recursos estaduais para ações de qualificação profissional conduzidas em parceria com as administrações municipais. Na primeira etapa do programa, São Luiz Gonzaga já havia sido contemplada com investimento de R$ 68 mil, destinado à realização de cursos organizados por meio da Sala do Empreendedor.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Na nova fase do programa, o município deverá receber R$ 112.250 para a execução de cursos de qualificação, com previsão de atendimento a aproximadamente 117 participantes. Além do financiamento das capacitações, o programa prevê pagamento de bolsas aos alunos matriculados. Conforme o modelo estabelecido pelo governo estadual, participantes de cursos com carga horária de 40 horas poderão receber bolsa de R$ 750, enquanto cursos de 80 horas poderão garantir incentivo de R$ 1.500, pago por meio do Cartão Cidadão.

A definição das áreas de capacitação ficará sob responsabilidade do município, que deverá elaborar o plano de trabalho e encaminhar a proposta ao governo estadual. A escolha dos cursos considera as demandas locais de mão de obra e as necessidades dos setores produtivos, podendo abranger áreas como indústria, serviços, agricultura e atividades técnicas específicas. Após a aprovação do plano, o recurso será repassado para que o município organize a contratação das capacitações e execute as atividades previstas.

Na região das Missões, o conjunto de ações ligadas ao programa RS Qualificação e às bolsas de incentivo deverá somar investimento superior a R$ 3 milhões, com expectativa de qualificar mais de 2,5 mil pessoas entre a primeira e a segunda fase do programa. Em nível estadual, a estimativa apresentada pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional indica que as ações de qualificação devem alcançar mais de 50 mil pessoas até o final do ano.

Entre as iniciativas relacionadas à política estadual de qualificação também está o projeto das chamadas “Carretas do Saber”, unidades móveis equipadas para cursos técnicos itinerantes que percorrem municípios do interior. A estrutura permite a realização de atividades teóricas e práticas em diferentes áreas de formação profissional. O programa começou a operar no segundo semestre do ano anterior e já atendeu mais de 130 municípios gaúchos, com financiamento proveniente de recursos estaduais, apoio parlamentar e parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Artur, também foi destacou a articulação entre o governo estadual e os municípios para a implementação de programas permanentes de qualificação e apoio ao empreendedorismo, incluindo ferramentas digitais de gestão destinadas a micro e pequenos empreendedores. As ações fazem parte da estratégia de ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fortalecimento das atividades econômicas nas regiões do interior do Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio São Luiz