
Foto: Discografia
O tradicionalista, radialista e cantor Ivan Taborda morreu nesta quinta-feira, 19 de março 2026, aos 88 anos. Natural de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, ele construiu a maior parte de sua trajetória no Oeste do Paraná, especialmente no município de Cascavel, onde se tornou referência na difusão e preservação da cultura gaúcha fora do território gaúcho.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Leonidas Yvan Costa Reinhardt, mudou-se ainda na infância para o Paraná, aos oito anos. Ao longo da vida, consolidou atuação como artista e comunicador, com presença marcante em diferentes frentes do tradicionalismo. Foi um dos fundadores do primeiro Centro de Tradições Gaúchas de Toledo, o CTG Querência dos Pioneiros, ainda na década de 1950, contribuindo para a organização e fortalecimento do movimento tradicionalista na região.
Na comunicação, teve destaque como apresentador do programa “Alô Tchê”, exibido pela TV Tarobá a partir de 1978. A atração tornou-se uma das principais vitrines da cultura regional, reunindo música, relatos e elementos ligados à identidade gaúcha. Também atuou como radialista e professor de dança, incentivando a formação de novos participantes no meio tradicionalista.
Ivan Taborda é autor de mais de 400 composições voltadas ao repertório tradicionalista. Ganhou projeção nacional ao participar de campanhas publicitárias, sendo associado à expressão “Essa toma, Coscarque”, popularizada em comerciais do produto e incorporada ao imaginário cultural ligado ao personagem “Gaúcho do Coscarque”.
Nos últimos anos, enfrentava problemas de saúde, situação que mobilizou campanhas de apoio promovidas por amigos e admiradores.
A morte foi repercutida por veículos de imprensa e por artistas e grupos ligados à música regional, especialmente no Paraná, onde sua atuação teve maior alcance. Ivan Taborda deixa contribuição consolidada na música, na comunicação e na preservação das tradições gaúchas em diferentes regiões do país.
Fonte: Rádio São Luiz
