Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Uergs concede título Doutor Honoris Causa a Pedro Ortaça, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Noel Guarani

Foto: Luiz Oneide Nonemacher

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), por meio da unidade de São Luiz Gonzaga/RS, realizou na manhã de 27 de março de 2026 a Sessão Solene de Outorga do título de Doutor Honoris Causa aos artistas missioneiros Pedro Ortaça e, in memoriam, a Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Noel Guarani. A cerimônia ocorreu na sede da Sociedade Atlética São Luiz, reunindo integrantes do Conselho Superior Universitário, autoridades municipais e regionais, comunidade acadêmica e público da região missioneira.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade na 313ª sessão extraordinária do Conselho Superior, realizada em dezembro de 2025, a partir de proposição da unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga. Trata-se da primeira outorga de Doutor Honoris Causa da história da instituição, o que estabelece um marco institucional e acadêmico, associado ao reconhecimento de trajetórias vinculadas à produção cultural e à construção do conhecimento fora do ambiente estritamente universitário.

A solenidade integrou a programação oficial das comemorações dos 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani e os 25 anos da universidade, durante a sessão, foi destacada a trajetória dos artistas reconhecidos como troncos missioneiros, cuja produção artística consolidou uma linguagem própria no contexto da música regional do sul do Brasil. As obras desenvolvidas por esses autores, estruturadas em gêneros como milonga, chamamé, vaneira e payada, abordam elementos históricos, sociais e culturais vinculados à formação das Missões Jesuítico-Guarani, incluindo referências à organização dos 30 Povos das Missões, à Guerra Guaranítica e aos processos de ocupação e transformação do território missioneiro.

As manifestações institucionais ressaltaram que a produção desses artistas contribuiu para a difusão de uma leitura histórica e cultural da região, transformando a música e a poesia em instrumentos de registro da memória coletiva. Ao longo das décadas, suas composições passaram a integrar o repertório da música nativista, influenciando gerações de intérpretes e consolidando um campo de expressão artística vinculado à identidade missioneira e às relações culturais com países da região platina, como Argentina, Paraguai e Uruguai.

Foto: Luiz Oneide Nonemacher

A entrega dos diplomas foi realizada aos familiares dos homenageados, com representações de cada núcleo familiar. Luciano Alves Braun recebeu o título em nome de Jayme Caetano Braun, Laura Guarani representou Noel Guarani, Patrício Maicá recebeu em nome de Cenair Maicá, e Gabriel e Alberto Ortaça representaram Pedro Ortaça. As manifestações dos familiares contextualizaram a trajetória dos artistas e a continuidade de suas obras por meio de novas gerações ligadas à música regional.

A programação incluiu ainda apresentações culturais com participação de familiares dos homenageados e do coral indígena Guarani “Jerojy Mbaraete”, da Aldeia Tekoá Ko’enju, ampliando a dimensão simbólica da cerimônia ao incorporar elementos da cultura guarani contemporânea.

A outorga do título de Doutor Honoris Causa pela Uergs reconhece a contribuição dos quatro trocos missioneiros para a preservação do patrimônio imaterial da região das Missões, considerando a relevância de suas obras na divulgação da identidade cultural do povo gaúcho e na consolidação de uma produção artística vinculada à memória histórica, à oralidade e à formação sociocultural do território missioneiro.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile