NR-1 amplia exigências sobre saúde mental e será pauta no Café com Empresários do Sindilojas

Foto: Evelise Oliveira

A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que entra em vigor a partir de maio de 2026, amplia o escopo das responsabilidades das empresas brasileiras no campo da segurança e saúde no trabalho ao incluir, de forma explícita, a gestão dos riscos psicossociais. A mudança estabelece a obrigatoriedade de identificação, monitoramento e controle contínuo de fatores relacionados à saúde mental dos trabalhadores, como sobrecarga de trabalho, ambientes organizacionais inadequados, metas excessivas e relações interpessoais disfuncionais. A norma passa a exigir que as organizações adotem práticas permanentes de prevenção, deixando de lado avaliações pontuais e incorporando o acompanhamento sistemático das condições de trabalho.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O cenário que fundamenta a atualização normativa inclui o crescimento dos afastamentos por transtornos mentais e a constatação de que uma parcela significativa dos trabalhadores relata níveis elevados de estresse no ambiente profissional. A exigência de gestão dos riscos psicossociais amplia a responsabilidade das empresas, demandando maior preparo das lideranças, revisão de processos internos e implementação de estratégias voltadas à prevenção de adoecimentos relacionados ao trabalho. A norma também reforça que a saúde mental deixa de ser uma pauta restrita ao bem-estar individual e passa a integrar a estrutura legal e estratégica das organizações, com impactos diretos na produtividade, nos custos operacionais e na gestão de pessoas.

Nesse contexto, entidades representativas do setor produtivo na região das Missões promovem ações de orientação voltadas ao empresariado e profissionais da contabilidade. Em São Luiz Gonzaga, o Sindilojas Rota das Missões, em parceria com o Sesc/Senac, realiza no dia 16 de abril, às 7h30, a terceira edição do Café com Empresários & Contadores. O encontro ocorre na sede do Sindilojas e tem como foco a abordagem da NR-1 como instrumento de gestão, com ênfase nas mudanças relacionadas à saúde mental no ambiente de trabalho.

A programação inclui palestra com a psicóloga Karine Burtet, que abordará a NR-1 como aliada dos resultados empresariais, detalhando as mudanças na normativa, especialmente no que se refere à inclusão da saúde mental como responsabilidade das empresas. A profissional também tratará da aplicação prática das exigências legais, da identificação de riscos psicossociais e das estratégias que podem ser adotadas pelas organizações para adequação à nova regulamentação.

O evento também busca antecipar o debate junto ao setor produtivo, diante da proximidade da entrada em vigor da normativa, destacando a necessidade de adaptação gradual e adoção de medidas preventivas. A iniciativa integra a estratégia das entidades locais de difundir informações técnicas e promover a qualificação de empresários e contadores, diante das mudanças regulatórias que passam a impactar diretamente a gestão das empresas e as relações de trabalho.

Fonte: Rádio São Luiz