Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

5º Rodeio Crioulo em Mato Queimado reuniu provas campeiras, gineteada e programação musical alusiva aos 400 anos das Missões

Foto: Imagem/Canal Sinuelo

O município de Mato Queimado/RS sediou, entre os dias 24 e 26 de abril de 2026, o 5º Rodeio Crioulo – Taça 400 Anos das Missões, realizado no Parque Municipal de Rodeios, localizado na comunidade da Linha Rondinha, no interior do município. O evento integrou a programação oficial dos 26 anos de emancipação político-administrativa e foi promovido pelo Piquete Tauras do Rio Grande, em parceria com a administração municipal, em um espaço estruturado para a realização de grandes eventos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A programação teve início na sexta-feira, dia 24, com o 5º Duelo Tauras do Laço, que reuniu competidores em diferentes categorias e distribuiu premiação conforme desempenho nas armadas. Ainda na sexta-feira, ocorreu a inauguração do novo pavilhão do parque, seguida de baile com apresentações musicais. No sábado, dia 25, as atividades incluíram modalidades campeiras, classificatórias e finais, com destaque para a abertura oficial do rodeio no período da noite e a realização da gineteada. No domingo, dia 26, a programação concentrou provas decisivas, como a Taça 400 Anos das Missões, além de disputas como o sexteto, laço trio e o duelo de prendas, com encerramento no final da tarde.

O rodeio contou com diversas modalidades tradicionais, incluindo provas de laço, gineteada e apresentações campeiras, além de atividades musicais e estrutura de apoio ao público, como bar do rodeio e áreas de convivência. A premiação total do evento foi de R$ 55 mil, distribuída entre as competições previstas na programação.

Durante a abertura do evento, foi entregue o novo pavilhão do Parque Municipal de Eventos, com área de 739,63 metros quadrados, equipado com banheiros, copa e cozinha. A obra foi executada com recursos próprios do município, com investimento de R$ 530.164,91, e passou a integrar a infraestrutura permanente do local, destinado à realização de eventos e ao atendimento da comunidade. A estrutura foi utilizada já na programação do rodeio, evidenciando a funcionalidade do espaço dentro das atividades desenvolvidas.

O 5º Rodeio Crioulo foi inserido no contexto das comemorações dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, reunindo participantes e público em torno de práticas tradicionalistas e competições típicas da cultura gaúcha, com atividades distribuídas ao longo de três dias no interior do município.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile