
Foto: Canva
São Luiz Gonzaga sediou nesta semana dois encontros de discussão e construção do Plano Decenal da Educação 2026-2036. As reuniões foram realizadas na segunda-feira (08/06) e na terça-feira (09/06) no Instituto Estadual de Educação Osmar Poppe, com a participação da rede municipal de São Luiz Gonzaga e de representantes de outros quatro municípios da região: Roque Gonzales, Caibaté, Mato Queimado e São Paulo das Missões.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A atividade reuniu gestores com o objetivo de avaliar e debater os eixos propostos pelo Ministério da Educação (MEC) para a construção do Plano Decenal da Educação, que estabelecerá diretrizes, metas e estratégias para o desenvolvimento da educação brasileira nos próximos dez anos.
Os encontros entre gestores da educação em São Luiz Gonzaga ocorrem no contexto da elaboração do Plano Nacional da Educação (PNE), instituído pela Lei nº 15.388/2026. A norma prevê que os estados e o Distrito Federal têm 12 meses, e os municípios 15 meses, para elaborar ou atualizar seus próprios planos decenais.
O novo Plano Nacional de Educação constitui o principal instrumento de planejamento de longo prazo da política educacional brasileira, orientando as ações dos governos federal, estaduais e municipais. O documento estabelece 19 objetivos, 73 metas e 372 estratégias voltadas à ampliação da aprendizagem, à melhoria da qualidade do ensino e à promoção da equidade educacional.
Segundo a secretária de Educação de São Luiz Gonzaga, Nara Mendes, as reuniões desta semana serviram para discutir as demandas e desafios de cada município e rede, buscando elaborar um diagnóstico e traças metas em diferentes áreas e eixos. Os debates incluem participação de representantes da rede estadual e privada.
Em relação à São Luiz Gonzaga, Nara destacou o foco na educação infantil, principalmente, para aumentar o número de vagas. “É um fator que estamos discutindo para buscar um aumento expressivo dessas vagas a partir do ano que vem. Estamos em fase assim de reformulação das escolas da rede para ampliar as vagas. Temos também umas estratégias que estão sendo discutidas junto com o jurídico da prefeitura”, explicou a secretária.
Para a elaboração dos planos, diferentes segmentos e equipes devem continuar se reunindo nos próximos meses, em um cronograma já organizado. Após isso, o documento deverá passar também por avaliação na Câmara de Vereadores para que seja aprovado e depois comece a sua implementação.
Fonte: Rádio São Luiz
