
Foto: Canva/Ilustrativa
Clientes da Corsan incluídos recentemente na Tarifa Social de Água e Esgoto e que possuem débitos com a companhia poderão negociar as dívidas com descontos de até 70% sobre o valor total devido. A ação ocorre entre esta segunda-feira (17/08) e 31 de agosto, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A negociação é destinada às famílias que passaram a contar com a nova modalidade tarifária e também possuem débitos anteriores. Para solicitar as condições de pagamento, os clientes podem utilizar os canais de atendimento da Corsan ou procurar uma das lojas físicas da companhia.
A medida ocorre no mesmo mês em que a Corsan passou a aplicar a Tarifa Social de Água e Esgoto. O benefício prevê desconto de 50% na tarifa para o consumo de até 15 metros cúbicos de água por mês às famílias que atendem aos critérios estabelecidos pela Lei Federal nº 14.898/2024.
Podem receber a Tarifa Social as famílias inscritas no CadÚnico que tenham renda familiar mensal por pessoa de até meio salário-mínimo, conforme os critérios previstos na legislação. Segundo as informações divulgadas pela companhia, cerca de 240 mil famílias foram incluídas automaticamente na nova modalidade. Elas se somam a aproximadamente 45 mil clientes que já possuíam benefício social.
A possibilidade de negociação com desconto também abrange dívidas anteriores à inclusão dos clientes na Tarifa Social. Conforme a Corsan, a medida busca permitir que os consumidores enquadrados na modalidade regularizem débitos acumulados antes da aplicação da nova tarifa.
O enquadramento dos clientes é realizado a partir das informações disponíveis no CadÚnico. Por esse motivo, as famílias que atendem aos critérios precisam manter os dados cadastrais atualizados para que possam ser identificadas e incluídas na Tarifa Social.
Fonte: Rádio São Luiz / Corsan
