
Foto: Alcides Figueiredo
A estudante Kauãne Maria Oliveira, de 10 anos, recebeu, na terça-feira, 8 de setembro 2026, uma Moção de Reconhecimento pela criação do logotipo do João-de-barro, ave símbolo de São Luiz Gonzaga/RS. A homenagem ocorreu durante sessão solene no plenário da Câmara Municipal e foi proposta pelo vereador Leonardo Vargas.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Kauãne cursa o quarto ano multisseriado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, localizada no Limoeiro, interior do município. O desenho teve como referência a Cruz Missioneira e recebeu 350 votos na consulta popular. O logotipo passará a ser utilizado em documentos e materiais oficiais da Administração Pública relacionados às áreas cultural e ambiental.
A escolha integra o projeto de extensão universitária “Observatório de Aves Missioneiras”, desenvolvido pela acadêmica de Agronomia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Delmira Sandra de Moura Carvalho, sob orientação do professor Rafael Narciso Meirelles. A iniciativa contou com a parceria do Legislativo municipal e a participação da Emater/Ascar.
O projeto foi desenvolvido em três etapas. Em 2024, estudantes identificaram e desenharam espécies de aves encontradas no município, trabalho que resultou em um banner com os registros. Em 2025, a comunidade escolheu o João-de-barro como ave símbolo de São Luiz Gonzaga.
A definição foi formalizada pela Lei Municipal nº 7.028, de 25 de novembro de 2025. O artigo 4º determina que o Poder Executivo inclua o símbolo do João-de-barro em materiais educativos, campanhas, eventos e publicações oficiais sobre temas culturais e ambientais. A partir dessa determinação, foi organizado, em 2026, o concurso para a criação do logotipo.
Participaram escolas das redes municipal, estadual e privada. Foram encaminhados 115 trabalhos, avaliados pelos critérios de originalidade, criatividade, significado, atemporalidade, capacidade de identificação e minimalismo.
Após a triagem, 11 desenhos foram enviados para avaliação de oito instituições, entre elas UERGS, Emater/Ascar, 32ª Coordenadoria Regional de Educação, Câmara Municipal e secretarias municipais. Os quatro trabalhos classificados seguiram para votação popular pela internet, que registrou mais de 2 mil participações.
A sessão contou com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, da Secretaria Municipal de Educação, da UERGS, da Emater/Ascar, da Escola Santa Rita de Cássia e familiares da estudante.
Fonte: Rádio São Luiz
