História das Missões Jesuíticas Guaranis será apresentada em Washington

Foto: Canva/Ilustrativa
A história e o patrimônio da região missioneira serão apresentados em instituições de Washington, D.C., nos Estados Unidos, durante uma agenda internacional marcada para ocorrer entre 26 e 30 de setembro 2026. As atividades relacionadas aos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis incluem apresentações musicais, entrega de publicações e encontros na The Catholic University of America, na Organização dos Estados Americanos (OEA) e na Library of Congress.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A programação abordará a presença guarani, a formação histórica do território missioneiro e o patrimônio compartilhado por áreas que atualmente pertencem ao Brasil, à Argentina, ao Paraguai e ao Uruguai. Os temas serão apresentados por meio da música, de publicações, pesquisas e atividades institucionais.
A agenda foi estruturada a partir das relações estabelecidas pelo acordeonista, compositor e pesquisador Alejandro Brittes e da articulação da produtora cultural Magali de Rossi. Desde 2023, Brittes participou de mais de 100 apresentações e atividades nos Estados Unidos, mantendo contato com universidades, músicos, pesquisadores e instituições culturais. Em 2026, essa rede passou a contribuir para a divulgação internacional do calendário dos 400 anos das Missões.
O chamamé será uma das manifestações culturais presentes nas atividades. O gênero está relacionado à presença guarani e ao território formado atualmente por regiões dos quatro países sul-americanos. O tema integra a pesquisa desenvolvida por Brittes há mais de três décadas.
A primeira atividade está marcada para 26 de setembro, na The Catholic University of America. Na ocasião, Brittes apresentará o concerto “(L)ESTE”, que estabelece uma relação entre o chamamé, a ancestralidade guarani e a música barroca presente no território das antigas Missões. A programação também prevê a entrega de publicações sobre os 400 anos à Oliveira Lima Library.
Em 28 de setembro, a agenda prossegue na Organização dos Estados Americanos, com uma atividade na Biblioteca Colón dedicada aos quatro séculos das Missões. O encontro contará com entrega de publicações e intervenção musical.
O encerramento ocorrerá em 30 de setembro, na Library of Congress. A instituição, onde Brittes se apresentou em 2023, receberá publicações relacionadas às Missões Jesuíticas Guaranis, ampliando a presença de materiais sobre a história missioneira em espaços internacionais de pesquisa e preservação de acervos.
Fonte: Rádio São Luiz




