Vereadores discutem saúde e mobilidade urbana em sessão do Legislativo são-luizense

Foto: Imagens/Leandro Perazolo

A Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga realizou, na segunda-feira, 20 de outubro de 2025, a 42ª Sessão Ordinária de 2025. O encontro abordou temas relacionados à saúde, políticas públicas para mulheres, obras de infraestrutura, mobilidade urbana e reconhecimento a profissionais e entidades do município.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Durante o Grande Expediente, a vereadora Roseli de Oliveira Grings (Rose Grings) (Progressistas) destacou a importância da prevenção ao câncer, em alusão ao Outubro Rosa, relatando a perda de sua irmã vítima da doença. Elau a necessidade de políticas públicas voltadas para a saúde da mulher e divulgou a Cavalgada das Herdeiras Missionárias, evento alusivo à luta contra o câncer e à prevenção da violência feminina, marcado para o dia 26 de outubro.

O vereador Leonardo Vargas (PT) apresentou pedidos de providências para melhorias nas ruas dos bairros Presidente Vargas e Centro, incluindo cascalho, limpeza e pintura de sinalização. Também defendi a implantação de uma rotatória na esquina da Rua Silva Jardim com a General Portinho, devido ao histórico de acidentes no local.

Na sequência, o vereador Laureano Castilho (MDB) elogiou a convivência harmoniosa entre as bancadas e destacou a necessidade de obras nas ruas 1º de Março e Homero Batista, ambos com problemas de drenagem e buracos. O parlamentar também defendeu atenção especial às vias próximas às instituições de ensino, como a URI – São Luiz Gonzaga.

O vereador Edilmar Garcia (Cidadania) apresentou um panorama esportivo municipal, com destaque para competições de basquete, futsal e voleibol. Ele ainda manifestou preocupação com a instalação de grades na Igreja Matriz, defendendo o diálogo para garantir a preservação do patrimônio sem restrições o acesso da comunidade.

A vereadora Marisete Marques Vieira (Progressistas) comunicou a contratação de transporte para os grupos da terceira idade, destacando o avanço das políticas públicas de lazer e integração social. Também cobrou providências do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) quanto à segurança na Rua Júlio de Castilhos, local de recente atropelamento fatal, apresentando abaixo-assinado com mais de cem assinaturas de moradores.

O vereador Mário Trindade (MDB) apresentou anteprojeto de lei que denomina Celestino Stragliotto a estrada que liga a BR-285 ao Rincão do São Pedro, em reconhecimento à trajetória do ex-vereador e agricultor. O parlamentar também cobrou as respostas do Executivo sobre o atendimento dos pedidos de providências expedidas pelos vereadores, enfatizando o papel do Legislativo como porta-voz da comunidade.

O vereador Neri João Bilinski (Tito Bilinski) (Progressistas) apresentou moção de reconhecimento à Escola Ernestina Amaral Lang, da Vila Floresta, pelos 61 anos de atividades, e reforçou a importância do respeito ao trabalho legislativo. Em apoio à manifestação de Mário Trindade, defendeu maior atenção do Executivo às comissões dos parlamentares.

O vereador Cláudio Pereira (PDT) reiterou a necessidade de melhorias no acesso ao Cemitério Municipal e em ruas como a Marechal Floriano Peixoto. Ele também criticou a falta de resposta aos prazos e pedidos feitos ao Executivo, reforçando o papel fiscalizador da Câmara.

O líder do governo, Cléber Ivar Matos da Silva (MDB) , respondeu às manifestações, propondo reunião com o secretário municipal de Infraestrutura para esclarecimentos sobre o atendimento das demandas. O vereador recebeu informações sobre obras em andamento, como as melhorias no aeroporto local e o repasse de R$ 250 mil do Governo do Estado para a reforma do CRAS. Também destacou ações no interior, incluindo recuperação de estradas e limpeza de açudes, e divulgou a programação da Feira do Livro de São Luiz Gonzaga, de 13 a 16 de novembro.

Ao final da sessão, foram aprovados projetos do Executivo referentes à contratação de aluguel de motoristas e à tramitação de movimentos e agendamento. A mesa diretora divulgou convites para a 6ª Mostra Pedagógica do CPERS, para a palestra “São Luiz Gonzaga – Capital da Coluna Prestes”, promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico, e para audiência pública da Frente Parlamentar da Mineração da Assembleia Legislativa, que discutirá o Plano Estadual de Fertilizantes, no dia 30 de outubro, na Farsul, em Porto Alegre.

Fonte: Rádio São Luiz