Enart 2025 amplia presença da 3ª Região Tradicionalista em diversas modalidades artísticas

Foto: Imagem/Eco da Tradição

O 38º Enart – Encontro de Artes e Tradições Gaúchas, realizado entre 21 e 23 de novembro de 2025, em Santa Cruz do Sul/RS, no Parque da Oktoberfest, reuniu representantes das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul em uma programação que integrou competições artísticas, literárias e coreográficas, reafirmando o caráter institucional do evento como principal espaço de manifestação da arte tradicionalista amadora no Estado. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Fundação Cultural Gaúcha (FCG), o encontro manteve a estrutura de etapas regional, inter-regional e final, concentrando na fase decisiva os concorrentes melhor classificados nas seletivas, avaliados por comissões técnicas especializadas conforme o regulamento oficial.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

No contexto geral da edição de 2025, a 3ª Região Tradicionalista apresentou desempenho expressivo em modalidades individuais, figurando entre os principais polos de premiação do evento, com representantes posicionados entre os três primeiros colocados em diversas categorias que envolvem interpretação vocal, instrumentos musicais e literatura. O resultado evidencia a amplitude técnica dos participantes vinculados aos municípios da região missioneira, que alcançaram posições de destaque em provas de alto nível competitivo.

Premiados da 3ª Região Tradicionalista:

  • 1º lugar – Intérprete Solista Vocal Masculino: Ezequiel Ortiz da Rosa, CTG Porteira das Missões (Santo Antônio das Missões)
  • 1º lugar – Acordeon Cromático: Mateus Weidmann Michelon, CFTG Farroupilha (São Borja)
  • 1º lugar – Trova Estilo Gildo de Freitas: Márcio Costa Carvalho, CTG Passo do Ijuí (Entre-Ijuís)
  • 2º lugar – Pajada: Márcio Costa Carvalho, CTG Passo do Ijuí (Entre-Ijuís)
  • 2º lugar – Concurso de Contos: Miccá, CTG Porteira das Missões (Santo Antônio das Missões)
  • 2º lugar – Acordeon: Fábio Rafael Homm, CTG Fronteira da Amizade (Tuparendi)
  • 3º lugar – Bandoneon: Fábio Rafael Homm, CTG Fronteira da Amizade (Tuparendi)
  • 3º lugar – Contos: Ana Terra, CTG Corredor Missioneiro (Porto Xavier)
  • 3º lugar – Gaita Botão Mais de 8 Baixos: Mateus Weidmann Michelon, CFTG Farroupilha (São Borja)
  • 3º lugar – Intérprete Solista Vocal Feminino: Luana Garcia Machado, Piquete dos Farrapos (Santo Antônio das Missões)

Na entrevista concedida à Rádio São Luiz, o coordenador da 3ª Região Tradicionalista, Volber da Rosa Carvalho, destacou que a participação missioneira envolveu representantes de diversos CTGs e municípios, ressaltando que o grupo somou 30 pontos no troféu rotativo Marca Grande – Cuia de Ouro, ficando na terceira colocação geral entre as regiões. Também apontou e avaliou que a ampliação do trabalho de base e o incentivo às entidades são fundamentais para elevar a presença regional nas próximas edições.

O coordenador, destacou o apoio logístico prestado por entidades locais, em especial o Piquete dos Farrapos, de Santo Antônio das Missões, que auxiliou na estrutura de alimentação dos participantes da 3ª Região durante o evento. A articulação entre as entidades foi apontada como parte relevante da organização regional, contribuindo para a permanência dos representantes missioneiros ao longo de toda a programação em Santa Cruz do Sul.

Volber reforça que a participação da 3ª Região Tradicionalista no Enart 2025 foi marcada por desempenho técnico consistente, presença estratégica e inserção ativa no conjunto das premiações estaduais, com resultados que evidenciam a continuidade do trabalho organizacional e cultural desenvolvido pelas entidades vinculadas à região missioneira. 

Premiados do Enart 2025 – por categorias

Concurso Literário – Poesia

  • 1º lugar: Paulo Elizandro de Lima Chaves – PTG Rancho da Amizade – 18ª RT
  • 2º lugar: Jeferson Rucker Monteiro – GAN Vaqueanos da Cultura – 14ª RT
  • 3º lugar: Gabriel Ferreira – CTG Chaleira Preta – 24ª RT

Concurso Literário – Contos

  • 1º lugar: Andarilho – CTG Rancho da Saudade – 1ª RT
  • 2º lugar: Miccá – CTG Porteira das Missões – 3ª RT
  • 3º lugar: Ana Terra – CTG Corredor Missioneiro – 3ª RT

Bandoneon

  • 1º lugar: Fábio Pivetta Horbe – CTG Sentinela dos Pampas – 5ª RT
  • 2º lugar: Lauri Sagave – CTG Tropilha Farrapa – 24ª RT
  • 3º lugar: Fábio Rafael Homm – CTG Fronteira da Amizade – 3ª RT

Acordeon Cromático

  • 1º lugar: Mateus Weidmann Michelon – CFTG Farroupilha – 3ª RT
  • 2º lugar: Fábio Rafael Homm – CTG Fronteira da Amizade – 3ª RT

Interprete Solista Vocal Masculino

  • 1º lugar: Ezequiel Ortiz da Rosa – CTG Porteira das Missões – 3ª RT
  • 2º lugar: Ismael Felipe Brandt – Sentinela da Querência – 13ª RT
  • 3º lugar: Pablo Machado Cardoso – Querência das Dores – 13ª RT

Interprete Solista Vocal Feminino

  • 1º lugar: Gabriela Ferraz Borba – CTG Lanceiros do Sul – 5ª RT
  • 2º lugar: Amanda Andriele Nunes da Silveira – CTG Independência Gaúcha – 12ª RT
  • 3º lugar: Luana Garcia Machado – Piquete dos Farrapos – 3ª RT

Trova Estilo Gildo de Freitas

  • 1º lugar: Márcio Costa Carvalho – CTG Passo do Ijuí – 3ª RT
  • 2º lugar: Nelson Oliveira da Luz – Eduardo Muller – 7ª RT
  • 3º lugar: Jorge Muller da Silva – Cruzeiro do Sul – 1ª RT

Pajada

  • 1º lugar: Dhiuliel Antunes Chaves – Rancho da Amizade – 18ª RT
  • 2º lugar: Márcio Costa Carvalho – Passo do Ijuí – 3ª RT
  • 3º lugar: Eron de Oliveira – Família Nativista – 18ª RT

Danças Tradicionais – Força A

  • 1º lugar: DTG Poncho Verde – Panambi – 9ª RT
  • 2º lugar: CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha – 1ª RT
  • 3º lugar: CTG Ronda Charrua – Farroupilha – 25ª RT
  • 4º lugar: CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí – 1ª RT
  • 5º lugar: CTG Sentinelas do Pago – Marau – 7ª RT

Danças Tradicionais – Força B

  • 1º lugar: CTG Estância Velha da Tradição – Santana do Livramento – 18ª RT
  • 2º lugar: CTG Tropilha Crioula – Getúlio Vargas – 19ª RT
  • 3º lugar: CTG Coxilha de Ronda – Santiago – 10ª RT
  • 4º lugar: DTG Piazito da Tradição – Venâncio Aires – 24ª RT
  • 5º lugar: CTG Rodeio da Querência – Frederico Westphalen – 28ª RT

 

Fonte: Rádio São Luiz