Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Dia D contra o Sarampo teve sorteio de bicicleta e mais de 460 crianças vacinadas

(Fotos: divulgação)

O sábado (19), foi dedicado à vacinação. O “Dia D” realizado em São Luiz Gonzaga integrou a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo. Doença extremamente grave, tem seu ciclo de propagação e manifestação interrompido pela ação da vacina. Aí se dá, de acordo com a enfermeira da Secretaria de Saúde, Águeda Balbé, a importância da realização das vacinas.

Para incentivar a participação dos pais na campanha, neste ano, uma iniciativa marcou a ação. Em parceria com a Papelaria Amaral, houve sorteio de um bicicleta para às crianças que estivessem nas unidades de saúde. De acordo com Águeda, o objetivo era vacinar o maior número possível de crianças, afim de evitar manifestações da doença.

Em conversa com a proprietária da papelaria, Cristina Neves, houve concordância sobre a promoção, ao passo em que a bicicleta foi doada. Ao total, foram 462 crianças vacinadas que participaram do sorteio. “As crianças que estiveram nas unidades de saúde, com idade entre seis meses e cinco anos, podiam participar. O nome ficava em uma urna, que ao termino do dia D, realizamos a coleta para fazer o sorteio”, explica a enfermeira.

A ganhadora foi Ana Clara Ajala, filha de Janaina Ajala. “Ficamos muito felizes com os resultados, com a própria doação e com a alegria da mãe quando sua prima foi a vencedora”, afirmou Águeda. A enfermeira destacou a importância e realizou o chamamento para que a comunidade participe dos ciclos de vacinação e atentou para a responsabilidade dos pais em comparecerem com os filhos, afim de que estes sejam imunizados.

Até o dia 25 de outubro, será realizada a imunização de todas as crianças não vacinadas de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. De 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação de jovens e adultos não imunizados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O novo Dia D ocorrerá em 30 de novembro.

Por Róbson Gomes

Sair da versão mobile