Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Mais de 380 doses da vacina contra a COVID-19 foram aplicadas durante o Dia V  

Parte da equipe da SEMSA e apoiadores do Dia V. Fotos: Volnei Oliveira / Prefeitura de São Luiz Gonzaga  

Mobilização ocorreu no sábado (25), na Praça da Matriz  

Buscando incentivar a imunização da comunidade contra a COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) promoveu o Dia V (Dia da Vitória) – “São Luiz Imunizado”. A mobilização ocorreu no último sábado (25), na Praça da Matriz, próxima ao posto da Brigada Militar e ao quiosque da Secretaria de Turismo e Cultura.  

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Na ocasião, foram realizadas 130 aplicações da 1ª dose (em pessoas com 16 anos ou mais); 246 aplicações da 2ª dose e 10 aplicações de 3ª dose, totalizando 386 doses aplicadas. Também foram realizadas 18 verificações da pressão arterial, 18 medições de glicose e quatro vacinas contra a gripe.    

Durante o Dia V, também ocorreu o censo da Febre Amarela e agendamento da vacina contra a doença nos casos necessários. A URI São Luiz Gonzaga, por meio do curso de Fisioterapia, divulgou orientações sobre incontinência urinária. A fisioterapeuta da SEMSA, Ana Carla Ribas Zanini – com a colaboração dos estudantes – realizou orientações e demonstrações de exercícios respiratórios e motores pós-COVID, com a participação do grupo S.O.S. Coluna.  

A Secretaria de Saúde agradece o apoio da Brigada Militar, URI São Luiz Gonzaga, Rota Smart, SEG São Luiz Gonzaga, Secretaria de Turismo e Cultura, Farmácias São João e Felipe Lunardi – Propaganda e Marketing Direto. Agradecimentos também as equipes que atuaram no Dia V e a comunidade que participou da mobilização.    

IMUNIZAÇÃO   

Nesta semana, as unidades de saúde seguem com a imunização contra a COVID-19. Podem receber a 1ª dose do imunizante as pessoas com 16 anos ou mais. A aplicação da 2ª dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer ocorre conforme o cronograma:  

Segunda-feira (27 de setembro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 19 de julho;   

Terça-feira (28 de setembro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 20 de julho;    

Quarta-feira (29 de setembro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 21 de julho;   

Quinta-feira (30 de setembro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 22 de julho;   

Sexta-feira (1º de outubro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 23 de julho.   

Para a 2ª dose da vacina CoronaVac, a SEMSA recomenda as pessoas que receberam essa vacina que entrem em contato com a unidade de saúde onde ocorreu a 1ª aplicação para verificar a data da 2ª dose. Já a aplicação da 3ª dose é realizada em idosos com mais de 70 anos que receberam as duas doses do imunizante contra a COVID-19 até o dia 28 de março. A dose de reforço também é aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, mediante a apresentação de documentos comprobatórios.   

Para a imunização, a pessoa deve apresentar os documentos padrões: documento de identificação, cartão SUS e a caderneta de vacinação (ou o comprovante das doses anteriores). Mais informações nos ESFs, com expediente das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Amanhã, o Centro de Saúde realiza atendimento em dois turnos, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 15 horas.   

Por Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA  

 

Sair da versão mobile