Comunidade protesta contra fechamento de turmas na escola José Bonifácio

Foto colorida de protesto em escola José Bonifácio

Mães protestam contra transferência de alunos para outras escolas – Foto: Rádio São Luiz

Pais e membros da comunidade protestam contra o fechamento de turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, em São Luiz Gonzaga. O protesto começou nesta terça-feira, 20, na frente da escola. As manifestações ocorrem após o anúncio de que as turmas do 6° ao 9° serão fechadas a partir de 2023, por conta do baixo número de alunos nessas turmas.

Atualmente, a escola possui 101 alunos, sendo 35 alunos nas séries finais do ensino fundamental, turmas que serão fechadas De acordo com a prefeitura municipal, esses alunos serão transferidos para outras escolas próximas da comunidade. Segundo a presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola, Jéssica Beck, a medida impacta as famílias e crianças. “A nossa comunidade não tem como dispor de recursos para os nossos filhos estudarem mais longe”, conta.

A presidente do CPM também critica a afirmação da administração de que a mudança dos jovens seria facilitada pela distância das outras escolas do município. “As crianças vão ter que passar por barro e situações indesejadas que nós pais não queremos”, comenta Jéssica Beck.

Uma das principais reclamações apontadas pela presidente do CPM é a falta de diálogo com a comunidade. Beck afirma que os pais foram avisados somente no final de novembro sobre a decisão. “Vamos perder nossa potência dentro do bairro. Queremos diálogo, educação em primeiro lugar, mas sempre lutando por direitos, o que estamos cobrando é nosso por direito”, afirma Jéssica Beck.

Fonte: Rádio São Luiz

Por Micael dos Santos Olegário