Governo gaúcho entrega licença de instalação para usina de etanol em Santiago

C.B Bioenergia terá capacidade para produzir 10 milhões de litros de Etanol por ano. Foto: Mauricio Tonetto / Secom

O governador Eduardo Leite recebeu uma comitiva de Santiago, na tarde de quinta-feira, 16, para oficializar a entrega da licença de instalação para uma usina produtora de etanol no município. Capitaneada pelo prefeito de Santiago, Tiago Gorski, a representação santiaguense agradeceu o empenho do governo gaúcho para agilizar o investimento de R$ 75 milhões na cidade, que deve gerar 100 empregos diretos, e destacou a agilidade no processo de licenciamento do investimento.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O governador Eduardo Leite saudou a iniciativa dos empresários e da administração municipal e salientou que o governo trabalha para facilitar a vida do empreendedor. “Nossa tarefa é tornar o Estado um ambiente favorável para o empreendedorismo. Dando continuidade a uma vocação de nosso povo que é empreender”, ressaltou o governador.

A usina da C.B Bioenergia Ltda. será a primeira unidade no Rio Grande do Sul a produzir etanol a partir de cereais (centeio, cevada, milho e trigo). Com capacidade para produzir 10 milhões de litros de etanol por ano, a empresa vai reduzir a dependência gaúcha da produção deste tipo de fonte de energia de outros Estados e também será mais uma opção para os agricultores gaúchos comercializarem os grãos da safra de inverno.

Junto com o governador, também estiveram no encontro a Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffman, o Secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e o Diretor-Presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato das Chagas e Silva.

Texto: Leandro Belles/Secretaria de Comunicação do Governo do Estado