Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Emater/RS-Ascar apresenta diversos atrativos durante a Expo São Luiz

Divulgação/Emater

Quem passar pela Expo São Luiz, em São Luiz Gonzaga, até o próximo domingo (1º/10) poderá conferir diversas atrações voltadas ao setor agropecuário. Entre elas, as parcelas temáticas preparadas pela Emater/RS-Ascar com o intuito de aproximar o público de políticas públicas e propostas de melhorias para a geração de renda e qualidade de vida no meio rural.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

No primeiro dia do evento, a Emater/RS-Ascar promoveu, em conjunto com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o 1º Festival de Pratos Missioneiros Saudáveis à Base de Mandioca, com a divulgação da versatilidade e dos potenciais do aproveitamento da mandioca na alimentação humana através do preparo de mais de 20 pratos doces e salgados. O evento foi realizado junto ao Pavilhão da Agroindústria Familiar, espaço que conta com o apoio da Emater/RS-Ascar em sua organização e fomenta a comercialização e a sustentabilidade de agroindústrias familiares da região, bem como dá visibilidade ao artesanato missioneiro em madeira, lã e facas artesanais.

Além disso, quem visitar o Pavilhão da Agroindústria Familiar terá a oportunidade de conferir um cardápio variado para o almoço, a cargo da Cooperativa Cooparte, com alimentos produzidos localmente e que representam a identidade cultural missioneira.

A Instituição e o Cras também apoiaram a confraternização entre os grupos da Terceira Idade do município, realizada na quarta-feira (27/09).

Junto à Mostra da Agricultura Familiar, a Emater/RS-Ascar apresenta parcelas temáticas sobre diversas ações executadas pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), entre elas o manejo e conservação do solo, crédito rural, energias renováveis, defesa sanitária animal, plantas bioativas, homeopatia, meliponicultora, ovinocultura, bovinocultura de leite, pastoreio rotativo, melhoramento do campo nativo, cercamento elétrico, saneamento básico, educação e promoção da saúde, paisagismo e embelezamento de arredores, secagem e armazenagem de grãos, reservação de água e irrigação, segurança e soberania alimentar, entre outros. Em uma maquete detalhada são apresentadas propostas para a gestão sustentável da propriedade, com práticas conservacionistas de solo e de água.

Também na Mostra da Agricultura Familiar há espaços institucionais e áreas demonstrativas organizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Inspetoria Veterinária, Cooparte, entre outras empresas e instituições.

O gerente regional da Instituição Valmir Thume, que participou da programação da feira, juntamente com a gerente regional adjunta Ivânia Polaczinski, avalia como fundamental o aproveitamento de espaços como estes para dar visibilidade e ampliar ainda mais o acesso do público assistido às políticas públicas oferecidas através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria Estadual de Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de parcerias com Administrações Municipais e Governo Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa

Sair da versão mobile