Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Lançada campanha para doação de órgãos em São Luiz Gonzaga

Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

Na manhã desta sexta-feira, 20, no Tabelionato de Notas e Protesto de São Luiz Gonzaga, a tabeliã Claudia Parcianello apresentou uma Campanha de Escritura Pública Declaratória de Doação de Órgãos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A iniciativa visa permitir que qualquer pessoa que deseje manifestar a vontade de doar órgãos o faça de forma gratuita no tabelionato, ampliando a possibilidade de doadores expressarem seu desejo em vida e destacando a importância da doação de órgãos.

Para elaborar o registro de doação de órgãos, são necessários os seguintes documentos:

Esses dados serão encaminhados para a secretaria de saúde e a central de transplantes, que terão acesso a eles após o falecimento da pessoa, a fim de garantir que sua vontade, expressa na escritura, seja cumprida.

Vale ressaltar que o processo é sigiloso, e o doador tem o direito de indicar as duas pessoas responsáveis ​​para garantir a prevalência de sua vontade. O ideal é que essas duas pessoas indicadas já estejam cientes desse desejo.

O procedimento de elaboração do documento é rápido, com um tempo estimado de conclusão entre dez a quinze minutos.

O ato de lançamento da campanha contou com a presença do prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, e da secretária de Saúde, Clari Ramborger, além de outras autoridades.

A Campanha de Escritura Pública Declaratória de Doação de Órgãos busca incentivar a doação de órgãos e tornar o processo mais acessível aos cidadãos do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile