Curso de Agronomia da UERGS terá nova forma de ingresso em 2024

Professores comentaram também sobre obras na UERGS – Foto: Rádio São Luiz

Os professores do curso de Agronomia da UERGS, Eugênio Portela e Rosicler Alonso Backes, estiveram na manhã desta segunda-feira, 18 de dezembro, no estúdio da Rádio São Luiz. Durante a entrevista, o coordenador do curso, Eugenio Portela, falou sobre as mudanças no processo de ingresso para o curso.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Tradicionalmente, os candidatos entravam via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir do ano de 2024, o ingresso passará a ser com a nota do Enem (de provas realizadas nos últimos 5 anos) e a inscrição será feita através do Portal do Candidato entre os dias 17/01/2024 e 23/01/2024, onde os alunos irão inserir, dentre outros documentos, o boletim do Enem. O candidato que desejar mais informações acerca do ingresso pode acessar o Edital pelo link: https://www.uergs.edu.br/ingresso2024 ou chamar no Whatsapp da unidade pelo 55-33524370. A instituição vai estar aberta para auxiliar os estudantes que precisem de suporte para realizar a inscrição das 13h às 19h.

“É um curso que vai ajudar a transformar para melhor nossa agricultura e nossa região, naturalmente temos muitos alunos de outros estados e regiões, mas queremos fazer um esforço para que o entorno da nossa região, tenha efetivamente os jovens e o pessoal que querem voltar a estudar, para que possam buscar o curso”, destacou Eugênio Portela.

A professora Rosicler Alonso Backes fez uma análise das atividades desenvolvidas pelo curso, principalmente no melhoramento de solos. Rosicler ressaltou a importância da primeira edição do “Seminário de Conservação de Conservação de Solo e Água: construindo o perfil do solo”, realizado pela UERGS durante a Expo São Luiz. O curso de agronomia da UERGS também participou em 2023 de um projeto junto da Universidade de Santa Maria (UFSM) e outras instituições para desenvolver estudos na área. “É muito importante para nós e para a região divulgar as atividades nesta área”, aponta Rosicler Backes.

Eugênio Portela também falou sobre as obras de cercamento do pátio da Unidade de São Luiz Gonzaga da UERGS. O professor agradeceu pelo apoio dado pela comunidade e pela administração municipal para a concretização do projeto. A expectativa é de que as obras sejam concluídas até o final deste ano. “É uma busca permanente para deixar a Universidade em condições de funcionamento e segurança”. Segundo Eugenio, a capacidade da unidade de implementar e destinar os recursos, foi essencial para receber as emendas para melhorias na instituição.

“Sem o projeto não teríamos a indicação do recurso. É um esforço de todos e todos têm mérito”, pontuou o coordenador do curso de Agronomia. Eugênio também manifestou a satisfação em trabalhar em prol de uma universidade pública para atender a região das Missões.

Fonte: Rádio São Luiz