Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Secretaria da Agricultura tem processos alterados por conta de inundações no data center da Procergs

Data center foi atingido pela enchente do Guaíba em Porto Alegre – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A inundação que atingiu o data center da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul) gerou alterações nos processos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O processo de emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) estão sendo realizados de forma alternativa.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

No caso das GTA, deste esta terça-feira, 7, a emissão está sendo feita apenas pelas supervisões regionais da Secretaria da Agricultura. As guias são referentes ao abate e alojamento de animais e, normalmente, eram feitas pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), que está fora do ar.

A emissão se dará de forma emergencial apenas nestes dois casos e uma nova plataforma deve entrar no ar nesta quarta-feira, 8, mantida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possibilitando a emissão por médicos veterinários. “As GTAs serão preenchidas manualmente pelas supervisões regionais da Secretaria, em apenas dois casos: para abate e alojamento, no caso de pintos de um dia e suínos, que serão analisados caso a caso. Todas as outras formas de movimentação, seja para comércio ou eventos, não estarão autorizadas”, ressaltou a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares.

Para solicitar as GTAs, os produtores devem entrar em contato com as supervisões regionais, por e-mail ou WhatsApp. As GTAs serão emitidas e enviadas em formato PDF por estes canais. “Já está tudo alinhado com os estados de Santa Catarina e Paraná para a apresentação da guia neste formato”, concluiu a diretora do DDA.

O contato com a supervisão Regional São Luiz Gonzaga pode ser feito pelo telefone: (55) 99997-6760 ou e-mail: reg-saoluizgonzaga@agricultura.rs.gov.br

Permissão de Trânsito Vegetal

As Permissões de Trânsito Vegetal (PTV) estão sendo emitidas pelo e-mail do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura. Os interessados devem enviar a solicitação para o e-mail: transito-vegetal@agricultura.rs.gov.br, contendo as seguintes informações e documentos:

Nota Fiscal digitalizada. Na ausência do documento, informar:

– número e série da Nota Fiscal

– nome do interessado

– endereço completo com nome do município, bairro e CEP

– CNPJ/CPF

– Inscrição Estadual

– nome do destinatário

– endereço completo de destino, com nome do município

– CNPJ/CPF de destino

– país de destino e UF de destino

– Inscrição Estadual de Destino.

Deve ser informado também:

tipo de produto (fruta laranja, fruta maçã, entre outros) – não necessário se apresentada a Nota Fiscal;

quantidade de produto – não necessário se apresentada a Nota Fiscal;

unidade (KG, Toneladas) – não necessário se apresentada a Nota Fiscal;

CFO, CFOC, PTV ou CF (na ausência do documento CFO ou CFOC, informar o número do último documento válido);

veículo (caminhão, etc) – não necessário se apresentada a Nota Fiscal;

placa do veículo -não necessário se apresentada a Nota Fiscal;

nome do Responsável Técnico – não necessário se apresentado o CFO/CFOC;

número da habilitação do Responsável Técnico – não necessário se apresentado o CFO/CFOC.

Os fiscais estaduais agropecuários estarão atendendo através do e-mail e prestando as devidas orientações. O trânsito interestadual deverá ser acompanhado da Nota Fiscal e do documento de PTV.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Seapi

Sair da versão mobile