Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Abrigos necessitam de intérpretes; secretaria de saúde abre cadastro para voluntários

Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

Profissionais que desejam ser intérpretes voluntários nos abrigos que acolhem pessoas atingidas pelo desastre climático no Rio Grande do Sul podem fazer cadastro on-line. A opção foi acrescentada pela Secretaria da Saúde (SES) do RS como um chamado de emergência para auxiliar a comunicação entre equipes de saúde e pessoas que não tem o português como primeiro idioma.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O cadastro dos voluntários pode ser feito através do site da Secretaria de Saúde (neste link). Além de brasileiros e gaúchos, os abrigos organizados no Estado acolhem haitianos, venezuelanos, senegaleses, argentinos, entre outros estrangeiros. Segundo dados do Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), serviço vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, 127.301 migrantes, refugiados e apátridas residem atualmente no Rio Grande do Sul.

Através do censo dos abrigos temporários realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), já foram mapeados 200 abrigos com pessoas que migraram para o RS vindas de outros países. Uma das principais barreiras de acesso à saúde para essas populações é o idioma. Por isso, a qualificação da comunicação entre equipes de saúde e migrantes, refugiados e apátridas significa oferecer melhor atendimento dos serviços de saúde.

Cadastro de voluntários

O cadastro disponibilizado pela SES é destinado àqueles profissionais com disponibilidade de carga horária e interesse em atuar no auxílio aos municípios do Estado. Ao preencher o formulário, o profissional da saúde autoriza que seus dados sejam disponibilizados para a gestão dos municípios e instituições de saúde caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho. Até este momento, cerca de 38 mil profissionais de diversas áreas fizeram seu cadastro na plataforma Cadastro de Voluntários.

Fonte: Rádio São Luiz com informações de Ascom SES (GovRS)

Sair da versão mobile