Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Conferência Municipal discute demanda no atendimento especializado no RS

Foto: Alcides Figueiredo

A 10ª Conferência Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga/RS foi realizada na manhã desta quarta-feira, 11 de junho 2025, no auditório do Centro de Especialidades Dr. Lourivaldino Furtado. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, reuniu profissionais da área, gestores públicos, representantes da comunidade e autoridades regionais com o objetivo de debater diretrizes e estratégias voltadas à estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAE), conforme previsto nas políticas públicas nacionais de saúde.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A programação da conferência teve como destaque a palestra do médico neurologista José Renato Guimarães Grisolia, que presidiu os trabalhos. Em sua fala, o profissional ressaltou os desafios enfrentados pelo sistema público de saúde, tanto no município quanto em nível estadual e nacional, diante da limitação de recursos e do aumento contínuo da demanda por serviços. Segundo Grisolia, a conferência é o espaço legítimo para a discussão coletiva dessas dificuldades e para a proposição de soluções que podem orientar a formulação de políticas públicas, desde o nível local até as instâncias estadual e federal.

Grisolia também alertou para o impacto da superlotação nas unidades de pronto-atendimento, um cenário que, embora mais grave em centros urbanos como Porto Alegre, também se manifesta em municípios do interior, como São Luiz Gonzaga, exigindo planejamento e priorização das demandas mais urgentes por parte das gestões municipais.

O encontro contou ainda com a participação de Paulo Azeredo, coordenador técnico da saúde da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Azeredo destacou o papel das conferências previstas na Lei Federal nº 8.142/1990 como instrumentos democráticos de escuta e deliberação, nos quais o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode contribuir diretamente para o planejamento das ações locais. Durante sua explanação, apresentou dados atualizados sobre a realidade da saúde no estado, incluindo o número expressivo de pessoas que aguardam atendimento especializado, que ultrapassa 880 mil pacientes.

O coordenador da Famurs alertou que, apesar do reconhecimento público da situação por parte do governo estadual, ainda não há cumprimento integral do percentual mínimo de aplicação de recursos em saúde previsto na Lei Complementar nº 141/2012. Conforme Azeredo, seria necessário um acréscimo de até R$ 1,5 bilhão por ano no orçamento estadual para reduzir o déficit na oferta de especialidades como oftalmologia, cardiologia, traumatologia e cirurgia geral. Ele também repassou orientações sobre novas portarias, recursos emergenciais para o período de inverno e questões relacionadas à valorização dos profissionais da saúde.

Além de promover o debate técnico, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga também teve o papel de definir propostas que poderão integrar as etapas seguintes do processo deliberativo, incluindo a Conferência Estadual de Saúde. O evento reforça o compromisso institucional do município com a participação social e o fortalecimento do SUS no âmbito local.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile