37º FIJUCA integra escolas e incentiva formação artística na comunidade

Foto: Canva/Ilustrativa
O 37º Festival Infantojuvenil da Canção (FIJUCA) foi realizado na sexta-feira, 3 de outubro, integrando a programação cultural da Expo São Luiz 2025. O evento ocorreu no palco do Manancial Cultural e contou com acompanhamento musical do instrumentista Jorge Bomfim. O festival foi coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São Luiz Gonzaga, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) e da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O objetivo da iniciativa é incentivar a expressão musical de crianças e jovens, revelando novos talentos e valorizando a arte desde a infância.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Entre os intérpretes da Categoria Especial PCD, os vencedores foram: Rubya Melo Silveira (APAE), na categoria Mirim; Rayane Melo Fontoura (APAE), na Infantil; Rafaella Emanuelly Rhoden (APAE), na Juvenil; e Gustavo dos Santos Duarte (ETE Cruzeiro do Sul), na categoria Adulto.
Já na Categoria Geral Mirim, o primeiro lugar ficou com Samuel Rodrigues da Costa (Instituto Estadual de Educação Osmar Poppe), em segundo Thomas de Moura Hanauer (Escola Municipal José Bonifácio) e em terceiro Sarah Natiely Lencina de Bastos (Escola Municipal Francisca Lencina).
Na Categoria Geral Infantil, a vencedora foi Maria Clara da Silva de Souza (Escola Municipal Mamede de Souza), em segundo Milena Machado Melo (Espaço da Dorinha) e em terceiro Gabriel Kovaleski Liscano (Escola Estadual Adalgisa Leaes Lencina).
Na Categoria Geral Juvenil, Camila Aparecida Matner de Lima (ETE Cruzeiro do Sul) conquistou o primeiro lugar, em segundo Isadora Silveira Pereira (Escola Municipal Mamede de Souza) e em terceiro Eduarda Marian da Luz (DN Carlos Bastos do Prado).
Por fim, na Categoria Geral Adulto, o primeiro lugar foi para Natália Klein Ditz (URI), em segundo Priscila Lencina de Bastos (Escola Municipal Francisca Lencina) e em terceiro Emilio Ferraz de Souza (ETE Cruzeiro do Sul).
O Troféu Revelação foi entregue a Micaelly Schuquel de Andrade (Escola Municipal Mamede de Souza) e o Troféu Destaque ficou com Camila Aparecida Matner de Lima (ETE Cruzeiro do Sul).
Com mais de três décadas de história, o FIJUCA reafirma sua relevância no calendário cultural de São Luiz Gonzaga, servindo como espaço de valorização da arte, da educação e do protagonismo juvenil, integrando escolas municipais, estaduais em prol da cultura.
A Expo São Luiz 2025 ocorreu de 1º a 5 de outubro, no Parque de Exposições do Sindicato Rural em São Luiz Gonzaga/RS.
Fonte: Rádio São Luiz